A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA INFÂNCIA
Por: Rosângela Benaion • 24/3/2017 • Projeto de pesquisa • 1.064 Palavras (5 Páginas) • 309 Visualizações
2. JUSTIFICATIVA
Percebemos no século XXI o fácil acesso das crianças a computadores, videogames e a TV. Neste sentido, esta situação indica um grande tempo gasto com meios que pouco desenvolvem a intelectualidade dos indivíduos na infância, tendo como consequências: vocabulários precários: reduzidos e informais,dificuldade na compreensão de gêneros textuais e a falta de argumentos na hora de produzir textos baseados nos entendimentos adquiridos pelos leitores.
Para evitar que a formação das crianças seja prejudicada devido a troca da leitura por novas tecnologias é necessário não só incentivar esta prática desde os primeiros anos escolares (primeiro ao quinto ano do ensino fundamental ) mas também demonstrar a sua importância na infância, para assim não só desenvolver o gosto pela leitura,mas também a formação de opiniões ao dialogar sobre o que foi lido e a organização das ideias através de produções textuais.Assim,ajudando os alunos,através de um só aspecto (leitura) a terem uma boa:interpretação,argumentação e escrita.
[pic 1]
São Paulo - 2012
3. OBJETIVO GERAL
Propor através da leitura e de práticas textuais o desenvolvimento da criatividade e da imaginação das crianças.
3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Incentivar a leitura dando ênfase à escrita.
- Reunir as ideias e praticas da leitura em produções textuais.
- Propor aos alunos diálogos que levem à uma consciência crítica.
- Buscar um conhecimento interpessoal na troca de ideias com outros leitores.
- Compromisso de formar leitores e escritores em contato com o mundo da leitura.
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Segundo Kleiman a leitura é um ato social entre dois sujeitos: leitor e autor que interagem entre si, obedecendo a objetivos e necessidades socialmente determinados. Essa dimensão interacional, que para nós é a mais importante do ato de ler é explicitada toda vez que a base textual sobre a qual o leitor se apoia precisa ser elaborada, pois essa base textual é entendida como a materialização de significados e intenções de um dos integrantes a distância via texto escrito (Kleiman, 1997, pg10).
Esta reflexão nos mostra que na infância é necessário ajudar as crianças a perceberem o que está nas entrelinhas dos livros que leram ou lerão (contos ou fábulas). Esta percepção demonstrará que os textos produzidos pelas crianças após a leitura é resultado da comunicação delas com os autores, assim gerando um entendimento sobre o que foi lido.
Para a compreensão do texto é necessário também poder relacioná-lo a realidade dando-lhe coerência. Neste sentido, para que as crianças formem opiniões sobre o que leram é necessário relacionar o que aprenderam com a realidade, assim dando aos pensamentos que formularam coerência (Kleiman, 1997, pg10).
Segundo Bettelheim boa parte dos procedimentos cotidianos das escolas são concedidas por causa das necessidades do sistema educacional estabelecido, e essas necessidades, frequentemente, prevalecem sobre as necessidades das crianças. (Bettelheim, 1984, pg 17).
Através desta reflexão percebe-se a grande importância dada para as necessidades do sistema educacional, ou seja, o comportamento dos alunos, as notas, o desempenho destes durante o ano, porém, estas preocupações acabam por se desviar dos principais questionamentos como a pratica da leitura, pois desenvolver a leitura ajudará as crianças a ficarem mais atentas sobre qualquer assunto ministrado nas salas de aula como os vocabulários, a gramática e os gêneros textuais: contos e fabulas presentes na língua portuguesa. Além disso, estimular a pratica da leitura na infância ajudará as crianças a desenvolverem as habilidades de formular questionamentos e opiniões sobre o que lhes foi propostas.
Segundo Cademartori, as diferentes manifestações culturais constituem-se em padrões de interpretação. Entre elas, destaca-se, seja pela alta elaboração própria do código verbal, seja pelo envolvimento emocional e estético que propicia a literatura (Cademartori, 1986; pg. 22.).
Neste sentido utilizar leituras que ajudem as crianças a manifestarem suas criatividades e imaginações são necessárias para demonstrar para estas como a leitura é uma pratica prazerosa e ao mesmo tempo recreativa. Portanto a leitura ajudará a envolver as crianças através do emocional com contos e fábulas. Neste contexto será possível explorar suas ideias criticas sobre seu desenvolvimento intelectual.
...