A Importância da Logística na Engenharia Civil
Por: patiolimpp • 23/6/2017 • Trabalho acadêmico • 1.618 Palavras (7 Páginas) • 400 Visualizações
A Importancia da Logistica na Engenharia Civil
Ana Carla da Silva
Anacarla101010@hotmail.com
Patrícia Less
Pati-less@hotmail.com
Engenharia De Transporte e Logística–
Professor: Samuel Rodrigues Lopes Sobrinho
Resumo
A construção civil, ao longo dos anos, não deu a devida importância às questões relacionadas à logística. A localização da obra é o ponto de partida para definir os equipamentos a ser utilizado, seu tamanho, a quantidade de pessoas na obra, a interferência com os vizinhos, às instalações das concessionárias e mesmo o sistema construtivo utilizado.
Neste meio de estudos foram feitas breves considerações conceituais sobre logística e suas especificidades, bem como questões mais especificas sobre a dinâmica da construção civil, que demosntra uma posição de atividades que no geral se dinamiza em meio a problemas de ordem material e humana que comprometem o andamento da obra, insatisfação da clientela diante do descumprimento de prazos de entrega do produto e outros.
Já no seu processo evolutivo, foram tratadas questões referentes à logística na intermediação dessas questões, com objetivo de a se constituir um modal de processos solucionadores dessas problemáticas.
Palavras-chave: Construção Civil- Obra- Logistica.
ABSTRACT
Civil construction, over the years, has not given due importance to issues related to logistics. The location of the work is the starting point to define the equipment to be used, its size, the number of people in the work, the interference with the neighbors, the facilities of the concessionaires and even the construction system used.
In this context, brief conceptual considerations about logistics and their specificities were made, as well as more specific questions about the dynamics of civil construction, which demonstrates a position of activities that in general is dynamized amid material and human problems that jeopardize the progress of Customer dissatisfaction with non-compliance with deadlines for product delivery and others.
Already in its evolutionary process, issues related to logistics were dealt with in the intermediation of these questions, aiming to constitute a modal of processes solving these problems.
Keywords: Construction - Construction - Logistics
Introdução
A Construção civil, vem sendo um dos setores que causa preocupação no sentido que se efetive a melhoria da qualidade e produtividade na organização dos serviços, realidade que pode ser justificada pela enorme competição do mercado, que ainda pode ser citadas as evoluções tecnológicas informacionais e gerenciais, requerendo reestruturações técnicas e administrativas de forma a melhorar seus desempenhos.
No entanto vem sendo observado que ainda nos dias atuais a etapa executiva técnico-estrutural se apresenta como uma prioridade de entendimento da área de gestão de suprimentos, que resulta em efetivos problemas ligados ao nível de serviço no setor, deixando evidenciar a necessidade de práticas logísticas que possam melhorar a utilização dos materiais nos processos de trabalhos, o que consequentemente, resultará na diminuição dos desperdícios, descontinuidade da produção, qualidade e produtividade.
Tem sido identificado nas literaturas que tratam da logística, que o setor da construção civil, ao tempo que faz uso dessa ferramenta, não abstrai concretamente os resultantes que essa tecnologia traduz, na medida em que não integra os processos, perdendo-se nessa desconexão benefícios como: aumento do nível de serviço, produtividade e redução de custos.
1 LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
O planejamento e o gerenciamento do setor de suprimentos são elementos fundamentais para a execução de um empreendimento, desde a aquisição de um material à contratação de um serviço. No entanto, como as empresas de construção civil não atentaram para esta realidade, existe uma total falta de conhecimento dos processos para uma gestão correta da cadeia de suprimentos, impactando diretamente em custo, prazo, qualidade e risco.
Com as novas tecnicas a da "produção enxuta", têm introduzido conceitos ao gerenciamento de suprimentos. A "produção enxuta" considera que as atividades de produção são constituídas de fluxos de operações (máquinas e pessoas) e fluxos de processos (materiais e informações). Utilizando este enfoque, as melhorias em su-primentos deveriam primeiramente abordar o processo e, somente depois de esgotadas as pos-sibilidades de melhoria no mesmo, tratar-se-iam de melhoria nas operações. Também, dentro desta filosofia, somente as atividades de processamento adicionam valor. Assim, preconiza-se a eliminação, ou pelo menos a redução das atividades de espera, controle/inspeção e transporte presente na função suprimentos, conforme REIS etal ( 2005, apud SHINGO, 1996).
Para se pode construir rm areas de predervação deve primeiramente ao órgãos ambientais podem abrir exceções à restrição e autorizar o uso e até o desmatamento de área de preservação permanente rural ou urbana, mas para fazê-lo, devem comprovar as hipóteses de utilidade pública, interesse social do empreendimento ou baixo impacto ambiental, de acordo com o que prevê o art. 8º da Lei 12.651/12 (PLANALTO, 2012).
2 A LOGÍSTICA E A CONSTRUÇÃO CIVIL
A logística na construção vem crescendo consideravelmente nas ultimas decadas e por este motivo pode ser colocada de uma forma bastante similar ao seu emprego numa indústria de manufatura, desde a analogia existente entre um canteiro de obras e uma unidade fabril. Para que se possa iniciar a análise da introdução da tecnologia logística na construção civil, deve-se, inicialmente, definir cadeia de suprimentos sob a ótica de uma indústria seriada. Segundo Gomes (2004), “é o conjunto de organizações que inter-relacionam, criando valor na forma de produtos e serviços, desde o fornecedor da matéria-prima até o consumidor final”. Essa definição sugere que, ao longo de uma cadeia de suprimentos, exista uma continuidade de serviços, manuseios, movimentações e armazenagens, possibilitando que se faça essa junção com um canteiro de obras, em que este seria a unidade fabril com suas diversas organizações de relação de continuidade e relação de qualidade.
...