A Inserção De Jogos Matemáticos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Com Crianças De 05 E 06 Anos De Idade
Pesquisas Acadêmicas: A Inserção De Jogos Matemáticos Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Com Crianças De 05 E 06 Anos De Idade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ariana_duarte • 21/10/2014 • 2.235 Palavras (9 Páginas) • 533 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX
CURSO DE PEDAGOGIA
A inserção de Jogos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental com crianças de 05 e 06 anos de idade
BELO HORIZONTE - MG
2010
DANIELA APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS AMORIM -1200804392
A inserção de Jogos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental com crianças de 05 e 06 anos de idade
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado ao Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix como requisito para obtenção de Titulo de Graduação em Pedagogia.
Orientador: Denílson Diniz Pereira
BELO HORIZONTE - MG
2010
DANIELA APARECIDA RODRIGUES DOS SANTOS AMORIM - 1200804392
A inserção de Jogos matemáticos nos anos iniciais do ensino fundamental com crianças de 05 e 06 anos de idade
Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau e licenciado em Pedagogia, aprovado pelo Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix de Belo Horizonte em 07 de dezembro de 2010 em banca examinadora constituída pelos professores:
Professor Orientador: Denilson Diniz Pereira
Membro Interno: Saulo Furletti
Membro Interno: Diva Silva
A inserção de Jogos matemáticos nos anos iniciais em criança de 05 á 06 anos de idade
Denílson Diniz Pereira
Daniela Aparecida Rodrigues dos Santos Amorim
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da utilização de jogos matemáticos como recurso didático no processo de ensino e aprendizagem com crianças de 05 e 06 anos de idade.Pretende-se assim descrever a contribuição que os jogos tem para o aprendizado das crianças desta idade, onde pode se tornar um facilitador e assim os educandos da educação infantil aprendem de forma lúdica a matemática. Os jogos matemáticos não são somente brincadeiras ou um simples passa tempo, mas se bem desenvolvidos torna-se uma importante ferramenta metodológica para auxiliar os educadores a trabalharem a matemática de forma mais significativa e assim contribuindo com a aprendizagem dos educandos.
PALVRAS CHAVE: jogos matemáticos, ludicidade, ensino aprendizagem.
ABSTRACT: This paper aims to analyze the importance of the use of mathematical games as a didactic resource in teaching and learning procedure with children from five/six years old and thus describe the contribution that it give for the learning of children in this age where it becomes a facilitator and thus the students learn mathematics in a playful manner, clearly showing that the mathematical games are not just games or a simple hobby, but if these games are properly applied, they becomes an important methodological tool to help educators applying mathematics easily and thus facilitating the students' learning.
KEYWORDS: math games, playfulness, teaching learning.
01-INTRODUÇÃO
Na perspectiva populacional o jogo é só um meio de divertimento, no entanto as pesquisas de autores com Smolo, Diniz & Cândido, Piaget constatam que o jogo matemático é uma atividade séria, que exige planejamento cuidadoso, avaliação constante das ações didáticas e das aprendizagens dos educando.
A utilização do jogo como estratégia metodológica em crianças de 05 e 06 anos pode provocar mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, permitindo assim alterar o modelo tradicional de ensino que na maioria das vezes são exercícios padronizados. Assim o trabalho com os jogos matemáticos, quando bem planejado e orientado, auxilia no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento, argumentação e organização relacionados com o chamado raciocínio lógico.
O raciocínio lógico-matemático é uma das operações de pensamento descritas por Piaget (1987), que trata de estabelecimento de relação lógica entre os entes, também conhecido como pré operatório, nesta idade de 05 e 06 anos, onde a criança ao jogar possui a oportunidade de resolver problemas, analisar, refletir e aprender sobre regras como também investigar e descobrir a melhor jogada e principalmente estabelecer a relação entre os elementos dos jogos e os conceitos matemáticos.
Assim para Piaget (1987), o jogo constituiu-se em expressão e condição para o desenvolvimento infantil, já que as crianças quando jogam assimilam e podem transformar a realidade. Podemos a partir deste diálogo afirmar que o jogo possibilita uma aprendizagem significativa nas aulas de Matemática.
Segundo, Smole, Diniz & Cândido (2007):
“Todo jogo por natureza desafia, encanta traz movimentos, barulho e uma certa alegria para o espaço no qual normalmente entram apenas o livro, o caderno e o lápis.Essa dimensão não pode ser perdida
...