A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Por: Franciele680510 • 31/3/2016 • Monografia • 6.666 Palavras (27 Páginas) • 1.785 Visualizações
FACULDADE DE PORTO FELIZ
PEDAGOGIA
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Porto Feliz/SP
2015
Maria Franciéle da Luz Dantas
Larissa de Campos Paiva
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Porto Feliz/SP
2015
RESUMO
Este trabalho visa o aprofundamento das teorias psicológica, social e pedagógica, destacando a criança em fase de desenvolvimento, cujo suporte na formação é o lúdico. O objetivo é pensar nos jogos e nas brincadeiras auxiliando no desenvolvimento das crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Pretende- se mostrar como as brincadeiras, os brinquedos e os jogos fazem parte do cotidiano das crianças, visto que, sua prática constitui processos de descoberta do mundo, possibilitando adquirir autonomia e competências. O objetivo deste trabalho é buscar a compreensão na Educação Fundamental I (1º ao 5º ano), bem como as atividades que promovam o ensino do seu aprendizado, tendo por base a ludicidade. Pode-se observar que além do aspecto lúdico do jogo, o tangram pode ser explorado no ensino de diversas disciplinas e conteúdos, pois ão inúmeras as possibilidades exploratórias do jogo tangram utilizando-se de material concreto de manipulação. A metodologia utilizada foi por meio de pesquisa bibliográfica e sites acadêmicos e os resultados obtidos prevaleceram a pesquisa qualitativa feita na prática com os alunos pesquisados, visando sua participação nas atividades, as contribuições dadas, a criatividade e o produto final, isto é a exposição em mural.
Palavras-chave: Educação. Jogos. Brincadeiras. Criança. Apredizagem. Tangram. Lúdico.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO................................................................................................
2. A HISTÓRIA DO LÚDICO...............................................................................8
2.1. A BRINQUEDOTECA................................................................................13
3. O LÚDICO NA SALA DE AULA .................................................................16
4. EDUCAÇÃO E O LÚDICO...........................................................................18
5. O USO DO TANGRAM COMO MATERIAL LÚDICO EM SALA DE AULA.................................................................................................................21
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS..........................................................................25
REFERÊNCIAS.................................................................................................27
- INTRODUÇÃO
As crianças, desde os primeiros anos de vida, gastam grande parte de seu tempo brincando, jogando e desempenhando atividades lúdicas. A brincadeira e os brinquedos são tão fundamentais a criança como a alimentação. Os adultos, por sua vez, têm dificuldade de entender que o brincar e o jogar, representam para a criança uma necessidade.
A escolha dessa temática deu-se devido à importância dos jogos e brincadeiras no Ensino Fundamental I, tendo em vista a valorização do lúdico para a prática pedagógica na escola. O jogo ajudará às crianças a formarem um bom conceito de mundo, onde se tem a afetividade e a sociabilidade vivenciadas, a criatividade estimulada e os direitos da criança respeitados.
Já se sabe, por meio de pesquisas, as colaborações do lúdico no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Brincando, a criança se diverte, mas também recria e interpreta o mundo em que vive relacionando-se com ele. Os estudos sobre o assunto revelam, inclusive, que as crianças que brincam bastante se tornam adultas mais ajustadas e preparadas para a vida. (SANTOS, 2014).
No universo de nossas salas de aulas, nos defrontamos com a pluralidade, caracterizada pelas diferentes raças, culturas e religiões e diante de tanta tecnologia acessível à maioria da população, muitas das vezes um quadro de giz e “saliva”, não conseguem atrair a atenção de nossos alunos. É necessário, então, diversificarmos nossas metodologias de ensino, propormos projetos para resgatar o interesse e o gosto de nossos alunos pelo aprender. Os jogos educativos com finalidades pedagógicas revelam a sua importância, pois promovem situações de ensino-aprendizagem como instrumentos de apoio, motivadores de forma sociável, integral e aumentam a construção do conhecimento, introduzindo atividades lúdicas e prazerosas, desenvolvendo a capacidade de iniciação e ação ativa e motivadora.
Batista e Dias (2012. p. 980) ressalta que:
O professor tem um papel crucial em relação à proposta dos jogos educativos em sala de aula, agindo como auxiliadores para as atividades didáticas [...]
Cabe ressaltar, que o professor deve vivenciar a unicidade dos jogos com os materiais pedagógicos na elaboração das atividades didáticas, ao considerá‐los por meio dos planos afetivos e cognitivos uma possibilidade de aproximar a criança do conhecimento.
Dessa forma, esta pesquisa visa analisar como os educadores veem os jogos e brincadeiras, de modo que contribuem para a aprendizagem.
Os objetivos deste trabalho são: verificar como as brincadeiras e os jogos podem proporcionar o desenvolvimento das estruturas cognitivas, o intercâmbio do cognitivo e do afetivo, o avanço nas relações interpessoais, o conhecimento lógico-matemático, bem como sua contribuição para a formação da autoestima das crianças, auxiliando-as a superar suas aquisições de forma criativa.
A relevância desse estudo é mostrar que a brincadeira pode ser entendida como uma rica possibilidade de construção de identidade. A atividade oferece um leque de informações simples referentes às suas emoções, a forma como interage com seus colegas, seu desempenho físico motor, seu estágio de desenvolvimento, seu nível cultural.
...