A RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Roda De Conversa E Seus Benefícios
Casos: A RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Roda De Conversa E Seus Benefícios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ecarla • 4/11/2014 • 7.620 Palavras (31 Páginas) • 807 Visualizações
AGUIAR, Carlândia Costa. A RODA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: Roda de conversa e seus benefícios. 2014. Número total de folhas. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Medina, 2014.
RESUMO
O presente trabalho de conclusão de curso é resultado de um estudo teórico que visa proporcionar uma reflexão e desenvolvimento intelectual dos conteúdos aliados à vivência durante o curso de Pedagogia e a prática Pedagógica realizada em uma turma de Educação Infantil, composta de crianças de quatro e cinco anos da rede Municipal de Ensino da Cidade de Medina-MG. A partir das minhas observações e reflexões propus pesquisar sobre a importância da “Roda de Conversa” com o objetivo de investigar, analisar as interações numa roda de conversa, a resolução de conflitos na sala de aula, como também sua implicação no processo de produção compartilhada de conhecimento. Partindo como principal as concepções teóricas de Vygotsky, Piaget e Paulo Freire, dentre outros autores de grande relevância na contribuição da profissão de professora pesquisadora deste universo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, pois conduz uma leitura, análise de interações entre a professora regente e as crianças, análise de relatórios individual dos alunos, o diário da professora foi utilizado como material de apoio à pesquisa como relatos ocorridos em outras atividades das crianças. Os resultados desta pesquisa mostraram que através da “Roda de Conversa” ocorrem transformações nos modos de agir das crianças e da educadora, ampliando as possibilidades de desenvolvimento-aprendizagem, interação professor-aluno, ações capazes solucionar conflitos ora acontecidos, com isso fazer com que as crianças sejam mais unidas, aprendendo a trabalhar em grupo, entendendo que, se cada um não fizer a sua parte, não haverá resultado positivo, isso faz com que todas as crianças se sintam importantes, mais compreensivas perante a capacidade de cada um, portanto, ao educador cabe a importante função de mediação do conhecimento e de compartilharem uma mesma interação. Essa interpretação exige que a professora-educadora tenha a sensibilidade de rever sua prática docente no que concerne as atividades de “Roda de conversa na Educação Infantil”.
Palavras-chave: Educação Infantil; Roda de Conversa; Ensino-aprendizagem.
SUMÁRIO
1 Introdução 133
2 Revisão Bibliográfica Erro! Indicador não definido.
3 Processo de Desenvolvimento do Ptojeto de Ensino 28
3.1 Tema e linha de pesquisa 28
3.2 Justificativa 28
3.3 Problematização 29
3.4 Objetivos 30
3.5 Conteúdos............................................................................................................30
3.6 Processo de desenvolvimento.............................................................................31
3.7 Tempo para realização do projeto.......................................................................33
3.8 Recursos humanos e materiais............................................................................33
3.9 Avaliação..............................................................................................................34
4 Considerações Finais 35
5 Referências 36
1. INTRODUÇÃO
O presente documento foi elaborado a partir da Pesquisa Interdisciplinar Individual, “Roda de Conversa na Educação Infantil e seus benefícios”, que está vinculado ao Projeto de Ensino em Educação, como requisito parcial para a obtenção do título de licenciado em Pedagogia da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR.
O interesse em desenvolver o projeto com este tema surgiu a partir das minhas observações durante o estágio supervisionado; diante de reflexões sobre a importância da “Roda de Conversa”, e ver esta atividade indispensável à rotina de qualquer sala de aula, além da contribuição no fortalecimento / desenvolvimento dos relacionamentos, por pensar a infância e suas multiplicidades de vivências e experiências; com o intuito de construção de novos conhecimentos como professora pesquisadora, questionadora que visa formar indivíduos com pensamento crítico, mais ativo e com uma visão mais global da realidade.
Na Educação Infantil existe uma prática antiga que é a Roda de Conversa. Ela vem sendo usada há muitos anos, mas ainda de maneira incipiente nas escolas. O presente projeto busca então, dar um passo na maneira como ela vem sendo trabalhada na escola: implantar a própria prática da conversa com as crianças, fazer com que a Roda de Conversa ganhe novos contornos.
Este Projeto tem como objetivo levar o corpo docente a analisar, investigar para compreender a dinâmica da roda de conversa, suas interações e sua implicação no processo de desenvolvimento-aprendizagem. Com a intenção de refletir e (res) significar as relações que envolvem o escutar/ouvir as crianças, aula, como também se dá o processo de produção compartilhada de conhecimento, desenvolvimento e aprendizagem através das interações na roda de conversa.
O educador da educação infantil precisa ter uma preocupação específica de como lidar com as crianças no dia-a-dia e em situações especiais. Ao se tratar de alunos iniciantes no convívio escolar surgem situações diferentes e inesperadas em relação às demais fases escolares. Partindo deste principio, o projeto terá como conteúdos a ser desenvolvido: organizar grupos de estudos entre os docentes e supervisora pedagógica; registro das atividades desenvolvidas através de anotações e vídeos; realizar assembleia com a participação e organização da coordenação, professores e pais.
O processo de desenvolvimento do Projeto será através de grupo de estudo com o corpo docente para discutir como a atividade de roda de conversa vem sendo trabalhada na sala de aula, e o que precisa ser melhorado; Outra tarefa que os professores terão será o registro, anotações e vídeos da roda que acontece na sala de aula; diante do levantamento de informações retornar ao grupo de estudo com novas abordagens metodologias a trabalhar com
...