DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, RODAS DE CONVERSA E COMPARTILHAMENTO DE SABERES TRADICIONAIS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE
Por: Nathaliemartins • 20/2/2017 • Trabalho acadêmico • 298 Palavras (2 Páginas) • 398 Visualizações
DESCOLONIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, RODAS DE CONVERSA E COMPARTILHAMENTO DE SABERES TRADICIONAIS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE
A roda de conversa realizada teve o objetivo de compartilhar e descolonizar saberes a respeito das praticas tradicionais e complementares em saúde que tanto instigam as pessoas no mundo inteiro. Usamos a metodologia participativa de acordo com o local, as pessoas e com os nossos objetivos. Conseguimos trazer o dialogo horizontal mediando através de perguntas e a com a livre participação de quem estivesse se sentindo confortável em colaborar.
Com todo arcabouço teórico que tínhamos ao longo do curso conseguimos perceber cada aspecto presente durante a realização da roda, desde o círculo em questão até a própria descolonização de vários saberes. Durante a roda foi muito interessante o compartilhamento de vivências, a troca de olhares com o outro, sentir o que o outro estava sentindo a respeito de certa questão e poder se colocar no lugar dele. Podemos perceber que todos tiveram o potencial de sair de uma “consciência ingênua” para uma “consciência critica”, como dizia Paulo Freire.
Particularmente eu consegui sentir o real objetivo das rodas de conversa, consegui associar a todos os conceitos que antes só havia lido e escrito com a realidade, vivenciar essa experiência foi inspirador. Não que nas outras rodas realizadas isso não aconteceu, mas como nessa estava presente em cada etapa da produção, no pensar e elaboração das etapas e objetivos, o resultado foi muito mais visível e satisfatório.
Na perspectiva de proporcionar esse momento onde as individualidades se reconhecem e se respeitam, permitindo a expressão individual e coletiva, a roda de conversa conseguiu atingir seus objetivos. A descolonização de saberes, com certeza, foi de suma importância e deixou em cada um ali presente um novo modo de enxergar, uma nova percepção sobre as práticas tradicionais e complementares em saúde.
...