A Venda Da Felicidade
Monografias: A Venda Da Felicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glauciaedf • 16/9/2013 • 2.348 Palavras (10 Páginas) • 661 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Conhecimento sobre o corpo I
TRABALHO DE BIOLOGIA
Glaucia Cristina de Souza e Silva
1134271
Rio Verde
2013
1) O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.
As Células são identificadas como unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, são elas que formam todo o nosso corpo que é constituído por tecidos e órgãos, formando assim o nosso corpo. São capazes de se duplicar independentemente. Estas, representam menor porção de matéria viva e são divididas em dois grandes grupos, as células Procarióticas e as células Eucarióticas, ambas possuem membranas que definem as fronteiras da célula viva e apresentam informações genéticas armazenadas no DNA.
A célula procariótica é caracterizada por ter uma constituição muito simples, e sem núcleo individualizado e com um reduzido número de organelas, normalmente só possuem ribossomos. O material genético presente neste tipo de células é apenas uma molécula de ADN circular que não está associada a proteínas e encontra-se espalhada pelo citoplasma.
Estas células são desprovidas de mitocôndrias, plastídios, complexo de Golgi, retículo endoplasmático e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma.
As células eucarióticas possuem núcleo individualizado e um invólucro que delimita o material genético.
Estas células são também, mais complexas do que as procarióticas, devido à sua organização estrutural. Possuem um sistema membrana interno, bastante complexo, constituído por retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelho de Golgi, cloroplastos, vacúolos, parede celular, centríolos, lisossomos, ribossomos e citoesqueleto. As células eucarióticas dividem-se em dois tipos: células eucarióticas animais e células eucarióticas vegetais.
2) Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?
As principais biomoléculas são: Complexo de Golgi: Acumulação e eliminação de secreções; Síntese de carboidratos. Mitocôndria: Respiração. Lisossomos: Digestão intracelular. Ribossomos: Síntese proteica. Retículo endoplasmático granuloso: Transporte de material dentro da célula; Síntese de proteínas. Centríolos: Participação na divisão celular; Formação de cílios e flagelos. Retículo endoplasmático não granuloso: Transporte de substancias; Síntese de esteroides; Inativação de certos hormônios; Inativação de substâncias nocivas ao organismo; Condução intracelular do impulso nervoso nas células do músculo estriado.
3) Como é composta a membrana plasmática? Quais os tipos de transporte entre a membrana plasmática?
A membrana é uma estrutura que envolve a célula e é responsável pela troca de substâncias entre o meio intracelular e o meio extracelular.
A membrana plasmática é constituída por 60% a 75% de proteínas e 25% a 40% de lipídeos, podendo ainda conter cerca de 10% de glicídios. A composição da membrana varia de acordo com o tipo de célula.
A membrana é composta maioritariamente por um grupo de moléculas lipídicas (fosfolipídios, colesterol, glicolipídios), juntamente com um grupo de moléculas proteicas.
Os lipídeos que constituem a membrana são essencialmente fosfolipídios, dado que têm na sua composição fosfato.
A membrana plasmática contém uma barreira seletiva, e é através desta que se dão as trocas de energia entre a célula e o meio exterior, facto que faz com que se possa afirmar que esta não é impermeável.
A passagem de substância através das membranas plasmáticas envolve vários mecanismos entre os quais podemos citar: Transporte passivo, quando não envolve o consumo de energia do sistema, sendo utilizada apenas a energia cinética das moléculas; a movimentação dá-se a favor do gradiente de concentração. Osmose. Difusão simples e Difusão facilitada. Transporte ativo, quando o transporte das moléculas envolve a utilização de energia pelo sistema; no caso da célula viva, a energia utilizada é na forma de Adenosina tri-fosfato (ATP); a movimentação das substâncias dá-se contra o gradiente de concentração. Bomba de Sódio Potássio.
4) Como a mitocôndria é composta estruturalmente? Qual a sua principal função?
Esta apresenta duas membranas fosfolipídicas, uma externa lisa e outra interna que se dobra formando vilosidades, chamadas cristas. A região limitada pela membrana interna é conhecida como matriz mitocondrial, onde existem proteínas, ribossomos e DNA mitocondrial, de forma circular, que contém 37 genes codificadores de 13 proteínas, de 2 rRNAs e 22 tRNAs. Estes são necessários no processo de produção de ATP, ou seja, necessários para que a respiração celular ocorra. Sua função é vital para a célula, sem a qual há morte celular.
A mitocôndria é responsável por muitos processos catabólicos fundamentais para a obtenção de energia para a célula, como a β-oxidação de ácidos graxos, o Ciclo de Krebs e a Cadeia respiratória.
Mitocôndrias, estão envolvidas em processos de obtenção de energia por parte da célula, são a sede de importantes fenómenos respiratórios.
5) Como é constituído o tecido epitelial? Quais são os tipos de epitélios e as funções de cada um?
Os tecidos epiteliais ou epitélios têm células perfeitamente justapostas, unidas por pequena quantidade de material cimentante, com pouquíssimo espaço intercelular. Os epitélios não são vascularizados e não sangram quando feridos. A nutrição das células se faz por difusão a partir dos capilares existentes em outro tecido, o conjuntivo, adjacente ao epitélio a ele ligado. O arranjo das células epiteliais pode ser comparado ao de ladrilhos ou tijolos bem encaixados. Epitélio pavimentoso dos alvéolos pulmonares, proporcionando a hematose do sangue, permitindo a passagem de oxigênio para as hemácias; temos os
...