A XENOFOBIA
Por: Gabriel_0511 • 29/3/2019 • Dissertação • 309 Palavras (2 Páginas) • 259 Visualizações
No limiar do século XXI, é notório que, a xenofobia se tornou um grande desafio a ser superado pela sociedade. Tomando como norte o pensador Paulo Autran, todo preconceito é fruto da ignorância, porém, isso resulta negativamente nos imigrantes, os quais, sofrem agressões físicas e verbais. Além disso, a falta de oportunidades faz com que os mesmos fiquem a margem da lei, dando sinal de inferioridade.
Mesmo sendo crime a prática xenofóbica, os intensos discursos de ódio aos imigrantes acontecem em larga escala. O site de notícias Carta Capital mostrou em primeira mão uma agressão verbal contra o refugiado Mohamed Ali, na zona nobre do Rio da Janeiro. Na esteira desse processo, é notório que essas ações acontecem de forma repetitiva, por conta da falta de impunidade aos criminosos.
Na segunda guerra mundial com a ascensão do nazismo, os judeus e homessuaxais foram perseguidos em larga escala. O mesmo acontece com os imigrantes, não sofrem por serem temidos, mas sim, pela falta de informação presente na atual conjuntura social. Contudo, a xenofobia por muito tempo passou despercebida, e só agora pelo fato de estar no ápice, devida atenção está sendo dada a causa.
Destarte, para resolver o impasse será necessária a ação da tríade Governo, Mídia e Órgão de Segurança Pública. O Governo com seu poder abarcativo e socializante deverá investir nas cotas e no mercado de trabalho favorecendo os imigrantes e refugiados, já que, os mesmos são excluídos. O Órgão de Segurança Pública precisa reprimir de forma legal os meliantes, afim de aos poucos, acabar com a Xenofobia. Por fim, a Mídia com seus veículos de informações poderá estabelecer o assunto como um todo e assim, diminuir a ignorância da sociedade, estabelecendo relações socioculturais entre os indivíduos.
...