A língua de um órgão muscular
Seminário: A língua de um órgão muscular. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafael_arrombado • 3/6/2014 • Seminário • 253 Palavras (2 Páginas) • 263 Visualizações
A língua órgão muscular relacionado ao sentido do paladar que fica localizado na parte ventral da boca, da maior parte dos animais vertebrados, e que serve para "processar" os alimentos. Participa na formação dos fonemas da fala e é o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.
Índice [esconder]
1 Descrição
2 Músculos extrínsecos da língua
3 Histologia
4 Estruturas
4.1 Papilas fungiformes
4.2 Papilas foliáceas
4.3 Papilas circunvaladas
4.4 Papilas filiformes
4.5 freio lingual
4.6 Glândulas
5 Ver também
6 Referências
7 Link externo
Descrição[editar | editar código-fonte]
A língua é formada essencialmente de músculo esquelético e, nos mamíferos, encontra-se ligada à cartilagem hióide, à mandíbula e aos processos estilóides do osso temporal.
Os músculos com que a língua está ligada ao crânio são denominados músculos extrínsecos, enquanto que os que formam a própria língua são os quatro pares de músculos intrínsecos responsáveis pelo movimento e alterações da forma da língua durante a mastigação e a deglutição.
A parte dorsal da língua pode ser dividida em duas partes: uma porção oral, que se encontra dentro da cavidade bucal, e uma porção faríngea (terço posterior da língua) fazendo face à parte de trás da orofaringe. As duas partes são separadas por um sulco em forma de V (sulco terminal).
O lado dorsal dos dois-terços anteriores (parte oral) da língua é revestida de papilas gustativas, e a língua tem uma aparência macia e rosada. Há quatro tipos de papilas gustativas: filiformes, fungiformes, valadas e foliadas. Atrás da parte oral da língua há de 3 a 14 papilas arranjadas em formato de V em frente ao sulcus terminalis (sulco terminal).
...