ANÁLISE CRÍTICA: Lições Para Sair Da Forma - Tião Rocha
Dissertações: ANÁLISE CRÍTICA: Lições Para Sair Da Forma - Tião Rocha. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daiateba • 23/6/2013 • 763 Palavras (4 Páginas) • 893 Visualizações
ANÁLISE CRÍTICA: Lições para sair da forma - Tião Rocha
Ao pararmos para analisar a entrevista feita ao educador Tião Rocha, podemos observar vários aspectos levantados pelo mesmo. E são alguns desses tópicos que iremos analisar neste texto.
Quando o educador destaca que quando o assunto é reforma da educação, reforma-se apenas a alegoria e o adereço, percebe-se aí uma grande realidade nas escolas brasileiras, onde muitas vezes vemos serem invertidos rios de dinheiro em equipamentos para a modernização da educação,quando ao menos são oferecidos treinamentos para que os educadores saibam a melhor forma de lidarem com os mesmos, visto que muitas vezes eles não têm condições de fazerem cursos para a sua melhor capacitação. É quando acontece o desperdício do dinheiro destinado a compra destes aparelhos, pois se os professores não sabem operá-los os mesmo ficam encostados em salas como um verdadeiro museu. Outro ponto que deixa claro a importância do educador é quando Tião diz que para uma educação de qualidade não é preciso escolas, mas que um educador é fundamental, ao meu ver essa colocação é bem verdadeira pois de nada adianta uma escola com um ótima estrutura se os educadores ali não sabem aproveitá-las.
Outra questão levantada pelo Tião Rocha, e que a meu ver deve ser sempre considerada, é a possibilidade de assuntos corriqueiros fazerem parte das aulas, serem incluídos de alguma forma na educação oferecida, pois isso fará com que o aluno sinta-se estimulado a aprender, pois o assunto a ser tratado já é conhecido e bem aceito por ele, isso desencadeia em uma das principais lições que aprendermos no nosso curso de que “a aprendizagem tem que ter SIGNIFICADO”.
Ao falar sobre o telejornalismo, dizendo que os mesmos deveriam se destinar a noticias boas há controvérsias, pois não podemos querer escutar apenas o que nos convém, e esquecer-se do que esta acontecendo no mundo, nossas crianças devem crescer cientes do mundo em que vivemos, e saberem que um futuro melhor para nossa humanidade depende do que elas serão quando adultas. As notícias divulgadas nada mais são que um reflexo da nossa sociedade, e que não deve ser maquiada apenas para que nossos olhos fiquem felizes com o que vemos, de fato há o sensacionalismo dos meios de comunicação mais se os fatos não acontecerem não seriam inventados, o que se pode discutir seria uma mescla de noticias, mas talvez não funcionasse tanto, pois a sociedade tem um interesse maior pelas noticias trágicas.
Voltando para o assunto da educação,as escolas realmente continuam com a idéia agostiniana de que para se aprender é preciso sofrer-se, isso pode ser observado nos métodos antiquados que muitas escolas ainda adotam como método principal, que constrangem, e humilham os alunos, achando assim que fará com que os mesmo tenham maior interesse em aprender. O que de fato nem de longe tem embasamento, apenas criaram bloqueios e traumas nessas crianças, vê-se isso muitas vezes em depoimentos de adultos com alguma dificuldade de aprendizagem que veio devido a algum trauma na época de criança, professores, veja bem professores não educadores, que forçavam o ensino pelo fato de acharem que todos os alunos eram iguais, pensando que se um aprendeu com o aquele método o outro era obrigado a aprender também, o que todos sabemos que não é a realidade,
...