TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP III

Dissertações: AP III. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  2.332 Visualizações

Página 1 de 2

Pergunta 1

Leia o texto e escolha a alternativa correta. “A maioria dos adolescentes que estão em plena fase de descoberta do amor não levam a informação a sério, mas a cárie é sim uma doença contagiosa. De acordo com os dentistas, o beijo na boca é uma prática totalmente saudável.” O texto viola a metarregra de:

a.

progressão.

b.

nãocontradição.

c.

O texto não viola nenhuma metarregra.

d.

relação.

e.

repetição.

0,25 pontos

Pergunta 2

Leia o trecho seguinte com atenção: No Brasil, o calor e a abundância de rios, cachoeiras e praias fazia com que os índios entrassem na água mais de dez vezes por dia. Isso era tão atípico para os europeus que quando Pedro Alvarez Cabral chegou aqui, em 1500, escreveu a Portugal comentando o hábito estranhíssimo dos nativos. O pronome demonstrativo “isso”, em destaque, foi utilizado para retomar tudo o que foi expresso antes dele. Nesse caso, podemos dizer que se trata de:

a.

coesão sequencial de tempo.

b.

coesão referencial por reiteração.

c.

coesão referencial por substituição.

d.

coesão sequencial por reiteração.

e.

coesão sequencial por conexão.

0,25 pontos

Pergunta 3

A banana é uma coisa muito parecida com uma salsicha só que da salsicha se come a casca, mas a mamãe não deixa a gente fazer o mesmo com a casca da banana. As salsichas a gente come elas deitadas, mas as bananas se come é em pé. As salsichas o professor diz que dependem do engenho humano e as bananas nascem nos cachos, mas ninguém conhece a máquina de colocar elas lá dentro das cascas. As bananas pertencem ao reino vegetal, agora,as salsichas nunca se sabe de onde é que vêm. Tem muita gente que não gosta de salsicha, mas não tem pessoa nenhuma que não aprecie banana, exceto a que escorrega na casca de uma. Texto de Millôr Fernandes, extraído de http://www2.uol.com.br/millor/conpozis/016.htm, em 15/07/2009. O texto acima parece não seguir os mecanismos de coesão. No entanto, foi escrito por Mîllor Fernandes, grande escritor brasileiro, conhecido por seus textos de humor e sátira. Nesse texto, ele recorre à estratégia de repetição de palavras porque:

a.

quer que as pessoas gravem bem a diferença entre a banana e a salsicha.

b.

quer criar um efeito de sentido, que é a reprodução do discurso infantil, geralmente caracterizado pelo escasso repertório

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com