TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ATIVIDADES PRESENCIAIS / SEMANA

Por:   •  26/8/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.716 Palavras (7 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 7

11

ATIVIDADES PRESENCIAIS / SEMANA 1

Professor, o grupo A pode ter recebido essas atividades para serem pensadas e resolvidas em casa na semana anterior. Já o grupo B, com certeza, terá o primeiro contato nesse momento.

  1. Observe os números representados na reta numerada a seguir. Essa reta inicia com o zero e a distância de um ponto até outro representa uma unidade. Quais números estão escondidos nas letras A, B, C, D e E?

[pic 1]

  1. Paulinho queria saber se o número 271 é divisível por 2. Desenhou o seguinte fluxograma:

[pic 2]

Maria que é amiga de Paulinho, disse que ele cometeu um erro. Qual foi o erro de Paulinho no fluxograma?

  1. Relacione as letras na reta numérica com o valor que elas representam.

[pic 3]

(     ) [pic 4]               (     ) 0,9                (     ) [pic 5]               (     ) 1,6               (     ) [pic 6]

  1. Caio e Beatriz colecionam o mesmo tipo de álbum de figurinhas. Caio já colou  do total de figurinhas no álbum e Beatriz já colou  . Quem colou mais figurinhas no álbum? Assinale a alternativa correta.[pic 7][pic 8]
  1. Caio                (B) Beatriz              (C) Nenhum deles

  1. Para fazer o cálculo de porcentagens, podemos fazer uso das frações. Para isso, considere um círculo completo como sendo 100% de uma quantidade. Sendo assim, metade desse círculo vai representar a metade de 100%, que é 50%. Veja:

[pic 9]

      Seguindo a mesma ideia, diga qual porcentagem cada fração representa:

[pic 10]

  1. Uma camiseta custa R$ 40,00 e está com desconto de 25%.  Qual é o valor, em reais, do desconto? Com o desconto, quanto vai custar a camiseta?

  1. Uma granja tem 1.944 ovos de codorna que devem ser condicionados em caixas contendo 36 ovos cada uma. Quantas caixas serão necessárias para acondicionar todos os ovos?
  1. Em cada sentença, determine o número que está faltando.

a) □ – 38 = 53             b) □ + 227 = 500+14             c) □ ÷19 = 8                 d) 351 = 27 x □

  1. Observe o prisma a seguir. Depois coloque um (V) para as afirmações verdadeiras e um (F) para as afirmações falsas.

[pic 11]

(     ) O prisma possui duas faces pentagonais.

(     ) Esse prisma possui 10 vértices

(     ) O total de faces desse prisma é 7

(     ) O número total de arestas é 15.

  1. Calcule a área das figuras utilizando as unidades de medida indicadas

  1. Utilize o [pic 12] como unidade de medida.

[pic 13]

  1. Utilize o [pic 14] como unidade de medida.

[pic 15]

  1. Utilize o [pic 16]como unidade de medida.

[pic 17]

  1. Sabendo que os três retângulos anteriores são iguais, por que os resultados encontrados para suas áreas são diferentes?

12

ATIVIDADES COMPLEMENTARES / SEMANA 2

  1. Leia a história abaixo e escreva um resumo do que você entendeu.

História do sistema de numeração decimal

Investigar a origem dos números é investigar a origem da humanidade. Há 50 mil anos, as pessoas viviam em grupos pouco numerosos, alimentavam-se da caça e coleta de frutos e raízes, abrigavam-se em cavernas para proteger-se do tempo e dos inimigos. Eles não comerciavam e não usavam dinheiro, não plantavam, não criavam animais e nem construíam suas casas. Com o passar de milhões de anos, esse modo de vida foi se alterando... O homem deixa de ser apenas caçador e coletor de alimento e passa a ser agricultor. Passa a capturar animais para tê-los como reserva de alimento, aprende a domesticá-lo e aproveitar-se do que ofereciam... Assim foram evoluindo!!! A agricultura e o pastoreio provocaram inúmeras mudanças na vida do homem. Passaram a se organizar e a viver em grupos, a reservar alimento para atender a população que crescia. Nos primeiros tempos, para contar eram usados os dedos, pedras, os nós de uma corda, marcas num osso...         Vejamos como eles pensavam usando um, dos vários, exemplos:

Para controlar o rebanho e ter certeza de que nenhuma ovelha havia fugido ou sido devorada por algum animal selvagem, usavam pedras. Cada ovelha que saía para pastar correspondia a uma pedra. O pastor colocava todas as pedras em um saquinho. No fim do dia, à medida que as ovelhas entravam no cercado, ele ia retirando as pedras. Que susto levaria se após todas as ovelhas estarem no cercado, sobrasse alguma pedra!  

Daí decorre a palavra Cálculo, que em latim quer dizer “contas com pedras”.   

E, assim contando objetos com outros objetos o homem começou a construir o conceito de número. Nosso corpo teve papel importantíssimo nesse processo. Pois se passou a relacionar a ideia de contagem com os dedos da mão. Por isso, contamos de 10 em 10, ou seja,

- a cada 10 unidades formamos 1 dezena

[pic 18]

- a cada 10 dezenas formamos 1 centena – Observe que em 1 centena ou 10 dezenas temos 100 unidades, ou seja, 100 cubinhos.

[pic 19]

- a cada 10 centenas formamos 1 unidade de milhar – Observe que em 1 unidade de milhar ou 10 centenas temos 100 dezenas (ou seja, 100 barrinhas) e temos 1000 unidades, ou seja, 1000 cubinhos.

[pic 20]

- e assim por diante.

          E as frações? O sistema fracionário surgiu no Antigo Egito, às margens do rio Nilo. A economia egípcia estava assentada principalmente no cultivo de terras e para que tal modo de produção ocorresse de uma forma eficaz, terras cultiváveis eram divididas entre os habitantes. Anualmente, entre os meses de junho a setembro, as águas do Nilo subiam muitos metros além de seu leito normal e acabavam por inundar uma vasta região circundante e trazendo a necessidade de remarcação do terreno não atingido pela enchente.

Tal remarcação era realizada pelos agrimensores. O processo de mensuração das terras consistia em estirar cordas e verificar o número de vezes que a unidade de medida estava contida no terreno. Havia uma unidade de medida assinada na própria corda. As pessoas encarregadas de medir esticavam a corda e verificavam quantas vezes aquela unidade de medida estava contida nos lados do terreno.

[pic 21]
Figura 2:
Sistema de cordas. Fonte: Toledo(1997, p. 19).

No entanto, na maioria das vezes, a medição dificilmente era finalizada por um número inteiro de vezes em que as cordas eram estiradas. Era preciso um número que representasse um pedaço ou uma parte da corda. A resposta encontrada para lidar com a dificuldade imposta por tal situação consistiu-se na criação dos números fracionários.

           Com a evolução das frações surgiram os números decimais. Sua origem está associada à necessidade de realizar cálculos de frações como se fossem números inteiros. A vírgula foi uma sacada e seu uso permitiu escrever de uma só vez a parte inteira e a parte fracionária de um número. Ela ajudou na reorganização do sistema de numeração decimal, uma vez que mantiveram na parte fracionária suas principais características: base dez e valor posicional.

  1. Observe o número 123:

[pic 22]

Responda: Nesse número, há quantas unidades? E quantas dezenas? E quantas centenas?

  1. Sabemos que, em uma reta numérica, os números são posicionados na ordem crescente. Utilize essa informação e posicione na reta abaixo, de forma aproximada, os números: 0,5 – 1,5 – 1,35 – 2,2 – 2,199.

[pic 23]

  1. Dona Elisa fez uma torta de morango e já vendeu 3 pedaços dessa torta. Com isso, responda:
  1. Qual fração que representa a torta inteira?
  2. Que fração sobrou?                                                    Você pode um desenho para ajudar a pensar.
  3. Que fração dona Elisa vendeu?

  1. Os diferentes tipos de números são usados para fazer contas por pessoas do mundo todo e, por isso, as operações matemáticas têm grande importância em nossas vidas. Mostre o que você consegue fazer para encontrar os resultados das operações a seguir:
  1. 234 + 1528               b) 637 – 229                c) 46 x 39                  d) 2185 : 5

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (337.1 Kb)   docx (798.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com