AS FILOSOFIAS POLÍTICAS
Por: Milena Mendes • 30/5/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 1.122 Palavras (5 Páginas) • 170 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
AS FILOSOFIAS POLÍTICAS
A VIDA BOA E ORIGEM DA VIDA POLÍTICA
Disciplina: Filosofia
Professor: César
Componentes: Amanda Machado
Milena Kellen Oliveira Mendes
Natália Aparecida Barbosa
Natália Cristina Rodrigues
Tamires Cristina dos Santos
Turma: D3IMET2
Ouro Preto, 03 de setembro de 2009
INTRODUÇÃO
A filosofia é uma ciência que nos ajuda a questionar e entender diversas áreas de nossas vidas, muitas vezes até facilitando a resolução de determinados problemas.
Neste trabalho, temos o objetivo de introduzir o assunto “Filosofias Políticas”, um tema um tanto quanto complexo que será trabalhado durante o 3º bimestre. Nele abordaremos aspectos gerais da política e um pouco sobre teorias a cerca de sua origem que nos ajudarão a entender a atual situação política que vivemos e compreender verdadeiramente o significado dessa palavra em nossas vidas.
A VIDA BOA
Antes de começar a expor idéias sobre o assunto, é importante ressaltar que a expressão “vida boa” é diferente de “boa vida”. Subtende-se por “vida boa” ter qualidade de vida, tratar de aspectos de uma vida melhor, de viver em um patamar mais alto que a maioria, de um ponto máximo de bem viver.
Nesse contexto, assim como gregos e romanos, trataremos a política _ que é a arte de governar, independente do que ou de quem se governa _ como um valor ou finalidade natural do ser humano, algo que nasce com cada um de nós, e não simplesmente como um fato. A política torna a vida humana racional, feliz e justa.
A vida boa é, na verdade, o mais alto patamar que o ser humano pode alcançar em sua existência, que é considerado por pensadores como a filosofia. Porém, estes mesmos sábios defendem que, para não filósofos, a melhor forma de vida é exercer a cidadania, batalhando por uma cidade justa. Por esse motivo os filósofos devem intervir para garantir que a justiça se cumpra e que a melhor forma de governo seja instaurada para cada região, considerando todos os fatores e particularidades que interferem no meio da mesma.
Sabe-se que filosofia e política são contemporâneas, e costuma-se dizer que “a filosofia é filha da polis (política)”, já que muitos dos primeiros filósofos de que se tem notícia eram chefes políticos e legisladores. Sendo assim, a filosofia passou a se dedicar ao estudo da política, formulando teorias sobre sua origem, finalidades e formas de exercê-la, assuntos que começarão a ser abordados aqui e continuarão a ser expostos pelos demais grupos.
ORIGEM DA VIDA POLÍTICA
Existem muitas teorias explicativas a cerca da origem da política, porém as mais duradouras e aceitáveis são três, que serão exploradas a seguir:
- A razão funda a política.
Essa teoria é defendida na Grécia por Platão e em Roma por Cícero, e se baseia no Mito das Idades do Homem. Existem muitas variações de detalhes envolvidos na história, porém a essência é a mesma. Acredita-se que o homem viveu três idades:
- A Idade do Ouro: Segundo a teoria, os homens moravam com os deuses num mundo maravilhoso e perfeito. Todos nasciam da terra, já na idade adulta, eram imortais, felizes, e viviam em tamanha paz e harmonia que não se faziam necessárias leis e constituições.
- A Idade do Bronze: por um motivo que é variável de filósofo para filósofo, os homens sofreram uma queda e se afastaram dos deuses, transformando-se me seres mortais, que viviam isolados pelas florestas, sem vestuário, moradia, alimentação e expostos a feras e doenças. É quando a humanidade começa a desenvolver técnicas para se sustentar, e descobre então o fogo. Através dessa descoberta, foi possível cozer os alimentos, trabalhar os metais, construir cabanas para morar, tecer vestes, fabricar armas e a família acabou surgindo como forma de proteção maior.
- A Idade do Ferro: o homem começou a sentir necessidade de viver e conviver com outras pessoas. Organizaram-se então em grupos que guerreavam entre si. Os deuses decidiram então tomar providências para acabar com esses conflitos, e fazem nascer um legislador, que criará as primeiras leis da humanidade e governará, fazendo nascer com ele, também, a política em si.
Mediante essa teoria, entendemos que aqueles que a defendem acreditam que a política surgiu como remédio para as mazelas da sociedade humana, surgiu a partir de uma necessidade racional de se governar usando a própria razão.
...