ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Casos: ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viniciusbritos • 1/10/2014 • 1.827 Palavras (8 Páginas) • 316 Visualizações
Administração
ATPS-PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Prof. EUGENIO
Bianca Silva Ferreira RA: 6825417357
Fernando Francisco da Silva RA: 6814015715
Marilza Isabel do Nascimento RA: 7630728267
Thaynara Cristina de Morais RA: 6814003627
Vinicius de Brito Silva RA: 6845492828
Campinas, 01 de abril de 2014
Etapa1
Passo 1
Principais habilidades necessárias para um gestor de sucesso
O papel do gestor na empresa consiste em tomar decisões, estabelecer metas, definir diretrizes, atribuir responsabilidades aos seus subordinados, trocar e processar informações, motivar e resolver conflitos, gerenciar equipes, além de identificar as oportunidades e ameaças de modo geral, para toda organização.
Mas, para o desempenho desses papéis o gestor requer de algumas habilidades essenciais, capaz de determinar o seu grau de sucesso e eficácia dentro da empresa.
Segundo Robert L. Katz, as principais habilidades necessárias para se tronar um gestor de sucesso são:
Habilidade Técnica: compreende em utilizar conhecimentos, métodos, técnicas e equipamentos para realização de tarefas que abrangem o campo de sua especialidade, com base em seus conhecimentos e experiência profissional.
Habilidade Humana: é a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas. Consiste em saber comunicar-se, compreender atitudes e motivações humanas, a fim de desenvolver liderança eficaz. É fazer o uso de pessoas, para atingir resultados.
Habilidade Conceitual: envolve a capacidade de compreender e lidar com a organização como um todo, usufruindo do intelecto para formular estratégias. Com tais habilidades o gestor define a missão do negócio, visão de futuro, os valores essenciais de sua empresa e a estratégia organizacional.
Conceito de empresa, gestor e empresário
Empresa: segundo Chiavenato “as organizações são unidades sociais ou agrupamentos humanos intencionalmente construídos e reconstruídos, com o fim de atingir objetivos específicos”. Uma organização não constitui a uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito continuamente a mudanças.
As empresas são organizações sociais, nas quais ocorre o fenômeno da produção de bens ou serviços e que visam ao lucro. Dentre os seus papéis no mercado destacam-se o de satisfazer uma necessidade da sociedade, do mercado ou do cliente; gerar riqueza e agregar valor; distribuir a riqueza gerada; respeitar a natureza e colaborar com a comunidade.
Gestor: segundo o conceito clássico de Fayol, o gestor é quem compete à interpretação dos objetivos propostos pela organização e atua através do planejamento, da organização, da liderança e do controle, no intuito de buscar atingir os referidos objetivos. Pode-se ainda concluir que o gestor é quem desenvolve planos estratégicos e operacionais eficazes para organização; concebe as estruturas e estabelece as regras, políticas e procedimentos; e por fim, programa e coordena a execução dos planos através de um determinado tipo de comando.
Empresário: segundo o Art. 966 do Código Civil, empresário é aquele quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para produção ou circulação de bens e serviços.
De acordo com Guitton, o empresário é quem detém a propriedade dos bens de produção, gozando diretamente ou por meio de seus representantes, dos poderes relacionados à gestão da empresa.
O empresário é quem deve organizar a atividade, bem como articular capital, mão-de-obra, insumos e tecnologia, visando ao lucro.
Empresas como sistemas abertos
Empresas são consideradas como sistemas abertos, por que estão em constate intercâmbio em relação ao meio ambiente. Recebendo vários insumos, transformando-os de diversas maneiras e exportando os resultados na forma de produtos ou serviços. Ou seja, no sistema aberto, as empresas trocam matéria-prima e energia com o meio ambiente, o que as fazem reajustar-se frequentemente às condições mutáveis do meio, para manter-se no mercado.
O sistema aberto pode ser compreendido como um conjunto de partes em constante interação e interdependência, orientada para determinados propósitos e em permanente relação com o meio ambiente.
Missão, Visão e Valores organizacionais
Missão: significa a razão de ser do próprio negócio. Ela define os produtos/ serviços, os mercados e tecnologia, refletindo os valores e prioridades do negócio.
De um modo geral, a missão organizacional define:
• Ramo do negócio;
• Clientes/ público alvo;
• Produtos/ serviços;
• Modo de fazer;
A missão representa a finalidade pela qual a empresa foi criada, seja ela de oferecer um produto ou serviço à sociedade.
Valores: são crenças e atitudes que ajudam a definir o comportamento individual. Estes variam de empresa para empresa. O código de ética, aplicado em muitas empresas, procura estabelecer os valores e padrões éticos para servir de guia no comportamento dos colaboradores.
Visão: visa no futuro em qual a organização pretende alcançar. A visão organizacional indica quais são os objetivos a serem conquistados num determinado período de tempo, a fim de orientar seus membros quanto ao futuro que a organização pretende transformar em realidade.
A visão permite ao empreendedor estabelecer objetivos e metas, indicadores de desempenho e mensuradores de resultados, procurando saber se está no caminho certo ou não. A visão é quem retira a empresa da zona de conforto, promove mudanças e inovações, motivando toda a equipe.
Etapa 1
Passo 3
Para obter sucesso e conquistar os objetivos empresariais a empresa deve formular
...