Afectividade Arte prévia
Tese: Afectividade Arte prévia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francoice2014 • 27/3/2014 • Tese • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 233 Visualizações
PÚBLICO ALVO: I Período
NOME DO PROJETO: Afetividade
JUSTIFICATIVA
A ideia surgiu através da observação que comprovou que a maioria das crianças possui comportamentos agressivos, principalmente com os coleguinhas, sabendo que a psicologia explica que o caráter é formado até este período (5anos). Diante disso buscamos a necessidade de trabalhar a afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele, partilhando sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto, este projeto foi estruturado procurando métodos, a fim de amenizar tal agressividade.
OBJETIVO GERAL
Apresentar ao aluno a importância do afeto com as pessoas. Que ele compreenda que precisamos das pessoas para viver e tenha entendimento de que é fundamental respeitar e valorizar o "outro".
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver nas crianças competências sociais, (espírito de equipe, boa capacidade de comunicação oral, sentido de responsabilidade e organização);
Observar como lidam com as quatro emoções básicas: medo, alegria, tristeza e ira;
Desenvolver a criatividade e a imaginação através da construção de cartazes;
CRONOGRAMA
ATIVIDADES DATA HORÁRIO
Propiciar um momento diário onde as crianças digam Bom dia" aos amigos 01/04 7:00 às 7:30
Confecção de cartazes 02/04 7:30 às 8:30
Jogos e brincadeiras diversos coletivos 03/04 9:30 às 10:00
Confeccionar mural dos sentimentos com as crianças “carinhas” de triste, feliz e bravo.
04/04 7:30 às 08:30
Leitura e dramatizações de história que relatam sobre amizade. 07/04 9:00 às 10:15
Brincar com brinquedos trazidos de casa, compartilhando com os coleguinhas. 08/04 10:00 às 10:30
Pintura e atividades diferenciando bom comportamento e mau comportamento. 09/04 7:30 às 8:30
Rodas de conversa com as crianças para estabelecimento de combinados com relação aos cuidados com o (a) amigo (a) 10/04 10:00 às 10:45
Conversas com os pais para conscientizá-los sobre do projeto e da efetiva participação para a continuidade dos combinados;
Entrega de lembrancinhas para os alunos. 11/04 7:30 às 10:30
DESENVOLVIMENTO
Roda de conversa onde será apresentado o projeto dialogando o porquê do projeto e algumas atividades que iremos realizar.
Dia do abraço: cartaz “receba e doe abraços com muito carinho”, braço confeccionado com TNT;
Jogos e brincadeiras diversos e cooperativos;
Leitura da história Branca de Neve e os Sete Anões. Dar-se-á em dois momentos; primeiro a leitura formal, depois a leitura onde as crianças dramatizarão.
Na roda de conversa dialogar sobre o tema “ser amigo”, focando o respeito, amizade, importância, carinho, amor e muito mais com nossos amigos. Em seguida brincar com os brinquedos trazidos de casa coletivamente.
Pintar no ofício a figura de crianças que demonstram amor ao próximo e fazer um X nas figuras das crianças que representa mau comportamento.
Com a ajuda da professora montarão um cartaz com o tema: “hoje estou...”onde desenharão carinhas que expressam o que estão sentindo no momento.
Na roda de conversa relembraremos sobre os combinado. Como: não bater no colega, não falar mal, não falar palavrões, pedir desculpas, com licença, obrigado(a) e por favor.
Culminância do projeto Afetividade,: amigo secreto entre as crianças e educadores e lanche especial, exposição das atividades realizadas, música ambiente, TV com fotos das crianças, e a presença dos pais para conscientizá-los sobre a importância da participação para a permanência dessas novas atitudes.
PÚBLICO ALVO: I Período
NOME DO PROJETO: Afetividade
JUSTIFICATIVA
A ideia surgiu através da observação que comprovou que a maioria das crianças possui comportamentos agressivos, principalmente com os coleguinhas, sabendo que a psicologia explica que o caráter é formado até este período (5anos). Diante disso buscamos a necessidade de trabalhar a afetividade, a amizade, o respeito pelo outro e a importância dele, partilhando sentimentos, dizendo e ouvindo o que o outro pensa, transformando as ações em um ato de afeto e carinho. Dessa maneira, é interessante a proposta de atividades que façam com que a criança se coloque no lugar do outro. Para que os estímulos tornem produtivos, é preciso que nós educadores procuremos meios de amenizá-la. Portanto, este projeto foi
...