Análise Detalhada de Redação Nota 1000 tipo Enem
Por: Débora Souza • 31/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.275 Palavras (6 Páginas) • 217 Visualizações
ANÁLISE DE REDAÇÃO NOTA 1000
[pic 1]
[pic 2]
1º parágrafo: Introdução
É recorrente a fala “demoro muito tempo pra começar minha redação”. Em quase todas as vezes, isso se dá por um único motivo: falta de PLANEJAMENTO. Afinal, quem não sabe aonde quer ir, não sabe para que direção dar o primeiro passo. Logo, saiba onde quer chegar na sua argumentação! Antes de escrever seu texto, tenha ele toda prontinho em sua mente, ok?
Gabriel Macedo, autor deste texto em análise, certamente planejou cada etapa dele. Seu parágrafo de Introdução é muitíssimo bom: curto e preciso. Com apenas 3 frases, escritas em 4 linhas, ele cumpre adequadamente sua função de APRESENTAR O TEMA debatido e sua opinião sobre ele – ou seja, sua TESE.
Para apresentar o tema, ele usou a técnica da adjetivação: “Desvalorizados, discriminados e desprotegidos”. São 3 adjetivos fortes, separados entre vírgulas, numa frase nominal (sem verbo), seguidos por um período começado por “Eis a tríade que define (...)”. Então, ainda nessa frase, o assunto foi exposto e situado espacialmente: “a situação dos EMPREGADOS DOMÉSTICOS no BRASIL”. Essa técnica é bem legal, pois foge do óbvio, configurando AUTORIA no modo de expor suas ideias, além de impressionar o leitor/avaliador.
O período seguinte inicia-se com um conectivo que estabelece uma relação de adversidade (“Entretanto”) entre uma ideia e sua anterior. Ele traz o PONTO DE VISTA de Gabriel sobre o tema, RETOMANDO PALAVRAS-CHAVE DO ENUNCIADO: “a aprovação da PEC DAS DOMÉSTICAS vem trazer dignidade e reconhecimento a esses trabalhadores que, antes disso, sequer possuíam direitos trabalhistas”. Claramente, o autor é favorável à PEC, e deixa claro o motivo (trará dignidade e reconhecimento).
Em resumo: sua Introdução deve ser curta e precisa. Precisa deixar claros TEMA e TESE.
[pic 3]
2º parágrafo: Desenvolvimento – Argumento 1
Como já sabemos, cada parágrafo de Desenvolvimento deve expor 1 (um) e somente 1 (um) argumento. Para obter seus argumentos, pergunte “POR QUÊ?” à sua tese:
POR QUE a aprovação da PEC das Domésticas vem trazer dignidade e reconhecimento a esses trabalhadores? As respostas serão seus argumentos:
A aprovação da PEC vem trazer dignidade e reconhecimento a esses trabalhadores porque “o trabalho doméstico sempre foi considerado um subemprego, sendo visto com certo preconceito”.
Resuma seu argumento em uma frase bem clara, de mais ou menos 2 (duas) linhas, e coloque-a no início do parágrafo. Esse “resumo” de sua ideia é chamado de TÓPICO FRASAL. Está lá na Cartilha oficial de Redação do Enem, na página 15: “Lembre-se de que cada parágrafo deve desenvolver um tópico frasal”, portanto, não deixe de fazê-lo.
A fim de ganhar pontos na COESÃO textual, ligue seus dois parágrafos de Desenvolvimento com CONECTIVOS como “Por um lacfado” e “Por outro lado”. Eles mostram que há continuidade na argumentação, que os dois parágrafos convergem para a aprovação da mesma tese.
Após apresentado o argumento por meio do tópico frasal, traga agora INFORMAÇÕES que ajudem a detalhá-lo e comprovar sua tese. Segundo a mesma Cartilha supracitada, essas ESTRATÉGIAS ARGUMENTATIVAS podem ser de diversos tipos: exemplos; DADOS ESTATÍSTICOS; PESQUISAS; FATOS COMPROVÁVEIS; CITAÇÕES OU DEPOIMENTOS DE PESSOAS ESPECIALIZADAS NO ASSUNTO; PEQUENAS NARRATIVAS ILUSTRATIVAS; ALUSÕES HISTÓRICAS; E COMPARAÇÕES ENTRE FATOS, SITUAÇÕES, ÉPOCAS OU LUGARES DISTINTOS.
Nesse sentido, Gabriel utiliza-se da alusão histórica, falando do período da escravidão, citando, ainda, uma obra de imensa relevância no cenário acadêmico brasileiro: “Casa Grande & Senzala”, de Gilberto Freyre. Em seguida à sua referência do passado, traz o argumento para o tempo presente, afirmando que ainda hoje as empregadas domésticas, semelhante às mucamas, são tratadas com indiferença. O uso do conectivo “ASSIM” mostra a conclusão da viagem temporal, como se dissesse “citei o passado para justificar o presente”. Tal estratégia de MOSTRAR NO PASSADO AS CAUSAS DE UMA SITUAÇÃO DO PRESENTE é bastante eficaz numa argumentação.
Ainda para convencer o leitor de que o trabalho doméstico é considerado um subemprego (conforme exposto no tópico frasal), o autor acrescenta a falta de profissionalização formal, o que fomenta essa inferiorização. Já que a frase traz uma ideia de adição, então é uma boa escolha começá-la com um conectivo destinado a esse fim, como “além disso” ou “outrossim”.
Para finalizar o parágrafo, há uma frase que conclui o raciocínio do parágrafo, reforçando a ideia dita no início dele: a PEC precisa mudar o quadro apresentado (subemprego e preconceito). Comece-a com um conectivo conclusivo, como “nesses termos”.
Ou seja, no Desenvolvimento, traga informações pertinentes para comprovar sua tese e organize-as desse modo: TÓPICO FRASAL + PROVA 1 (alusão histórica) + PROVA 2 (fato comprovável) + CONCLUSÃO DO PARÁGRAFO. Não se esqueça de colocar os conectivos entre as frases, ok?
Se você estiver prestando atenção, perceberá que o PARÁGRAFO-PADRÃO DE DESENVOLVIMENTO repete a estrutura do texto dissertativo-argumentativo: o tópico frasal é a introdução; as provas são os argumentos; a conclusão do parágrafo é a conclusão do texto. Fantástico!!!
...