Análise do texto “A atualidade da obra de Mary Wollstonecraft”
Por: Jose Carlos Silingardi • 13/6/2019 • Trabalho acadêmico • 652 Palavras (3 Páginas) • 275 Visualizações
Análise do texto “A atualidade da obra de Mary Wollstonecraft”
- Tese do texto
A reivindicação dos direitos da mulher, se tratando da desigualdade e discriminação de gênero
- Argumentos utilizados
- Inferiorização feminina
- Ausência de uma presença feminina no espaço político
- A revogação da ocupação da mulher no cargo político, dado como exemplo o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff
- Conclusão
Pode-se concluir então que “A reivindicação dos direitos a mulher” é considerada uma importante leitura para o feminismo, pois se trata de questões consideradas um obstáculo até os dias atuais.
- Crítica
Após ser feita a leitura do texto, posso afirmar que concordo em alguns pontos relatados, como a presença da desigualdade de gênero nos dias atuais, a imposição posta a nós, mulheres, em atividades domésticas e até mesmo casos onde há diferença de remuneração entre trabalhadores de sexo oposto atuando em um mesmo cargo.
CAPITALISMO
O Capitalismo é um sistema sócio-econômico que se opõe ao Comunismo. No Capitalismo os meios de produção e o capital (dinheiro) são de propriedade privada, ou seja, tem um dono, toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal. O trabalhador recebe um salário em troca do seu trabalho.Toda negociação é feita com dinheiro.
- Pontos positivos
- Incentiva a produção e a busca de melhores sistemas
- Gera riqueza
- Sustentação e estabilidade
- Pontos negativos
- Desigualdade e economia social
- Abuso de poder
- Obsolescência programada
- Consumismo
- Individualismo
- Propriedade privada, meios de produção e o capital (dinheiro) são de propriedade privada, ou seja, tem um dono, toda mercadoria é destinada para a venda e não para o uso pessoal.
- Tipos de capitalismo
- Comercial
- Industrial
- Financeiro
- Capitalismo comercial: chamado também de mercantilismo, é o acúmulo de matérias-primas e especiarias e a capacidade de tê-las.
- Capitalismo industrial: permitiu a estabilização do poder na ao da burguesia centrando a economia na principal atividade desenvolvida e administrada por essa classe após a Rev. Industrial e Francesa. →liberalismo econômico.
- Capitalismo financeiro: chamado também de monopolista. Foi o empurrão para o surgimento de grandes empresas.
- ARGUMENTOS
- É graças ao capitalismo que hoje temos as empresas multinacionais
- Se o comunismo é tão melhor assim, como a URSS (maior defensora do sistema socialista na história) cortou os bens para saúde e educação na época da Guerra Fria para sustentar uma corrida armamentista e tecnológica deixando sua população em crise, se o próprio prega justamente o contrário?!
- Em teoria o comunismo é ótimo, mas na prática ele não é tão bom assim, não vivemos em uma sociedade preparada para um regime comunista.
- Temos três grandes exemplos de países comunistas: China, Cuba e Coreia do Norte.
CHINA: um país com mais pontos positivos do que negativos, com bom desenvolvimento e aceita o capitalismo para seu próprio lucro, mas, em contrapartida, temos Cuba e Coreia do Norte, dois países que impedem o contato de seus habitantes com o mundo capitalista e por isso se mantém atrasado em diversas situações sociais e econômicas.
...