Analise Critica - Vidas Secas
Trabalho Escolar: Analise Critica - Vidas Secas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitru • 17/10/2014 • 281 Palavras (2 Páginas) • 704 Visualizações
> Obra:
Publicado em 1938, VIDAS SECAS aborda a problemática da seca e da opressão social. Ao contrário dos romances anteriores, é uma narrativa em terceira pessoa.O romance tem um caráter fragmentário. São "quadros", episódios que acabam se interligando com uma certa autonomia. Como coloca o crítico Affonso Romano de Sant'Anna - Estamos sem dúvida,diante de uma obra singular onde os personagens não passam de figurantes, onde a estória é secundária e onde o próprio arranjo dos capítulos do livro obedecem a um critério aleatório. Mesmo com essaestrutura descontínua, há uma proximidade entre o primeiro capítulo: Mudança- a chegada de uma família de retirantes - e o último: Fuga - a mudança da família que, diante da seca, foge para o sul. Essecaráter mostra que o romance é cíclico, onde o mundo se fecha para a família de Fabiano, saindo de uma mera classificação regionalista para mostrar o drama que o Homem sofre com a opressão do mundo.> Tempo:
A ação ocorre entre dois períodos de estiagem (primeiro e último capítulo). Embora haja algumas referências cronológicas presentes na obra, há uma diluição do tempo cronológico para opredomínio do psicológico.
> Cenário: O sertão nordestino
> Narrador:
Narrado em 3ª pessoa, é o narrador que se interioriza nos pensamentos das personagens para revelá-los ao leitor, já que ospersonagens possuem uma linguagem precária. Assim, o texto fica estruturado no discurso indireto livre (predominante), onde o narrador "toma posse" do discurso dos personagens para expô-los, evidenciandoseus medos, desejos, raivas e frustrações através de monólogos interiores. O foco narrativo ganha destaque ao converter em palavras os anseios e pensamentos das personagens.
> Considerações geraissobre os personagens:
O grau de verossimilhança na caracterização de Fabiano e sua família é muito grande.
...