Aposto E Vocativo
Exames: Aposto E Vocativo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: girlandesilva • 28/4/2014 • 1.969 Palavras (8 Páginas) • 1.934 Visualizações
Questão 1 – Leia o texto a seguir do poeta Paulo Leminski, em seguida, julgue os itens.
Questão 01 Questão 02 Questão 03 Questão 04 Questão 05
1. C E
2. C E 3. C E
4. C E
5. C E
1. C E
2. C E 3. C E 4. C E
5. C E
1. C E
2. C E 3. C E 4. C E
5. C E
A
B C D
E
A
B C D
E
Questão 11 Questão 12 Questão 13 Questão 14 Questão 15
A
B C D
E
A
B C D
E
A
B C D
E
A
B C D
E
A
B C D
E
1. (C) (E) O poema retrata algumas experiências de um garoto durante a infância. 2. (C) (E) As ações expressas pelos verbos ferver , fritar e pingar estão relacionadas às atividades cotidianas do garoto. 3. (C) (E) Os elementos evocados pelo locutor na 2ª estrofe são retomados e resumidos pela palavra tudo. 4. (C) (E) A palavra tudo pertence a classe gramatical chamada de pronome definido 5. (C) (E) A função sintática da palavra tudo é de aposto.
Questão 2 – Com relação ao emprego do aposto e vocativo, leia a tira abaixo e julgue.
1. (C) (E) É correto afirmar que há na tira dois vocativos: Suriá e Tio Flip. 2. (C) (E) No 1º quadrinho o termo o meu favorito explica o sanduíche. 3. (C) (E) O termo o meu favorito classifica-se sintaticamente como vocativo 4. (C) (E) Na fala de Suriá, no 2º quadrinho o termo uma isca refere-se a sanduíche. 5. (C) (E) O termo uma isca é predicativo do sujeito porque liga-se ao sujeito por meio de um verbo de ligação.
Questão 3 – Relembrando o que foi estudado sobre o emprego dos sinais de pontuação, leia o poema a seguir de João Cabral de Melo Neto e julgue os itens.
Questão de pontuação
Todo mundo aceita que ao homem cabe pontuar a própria vida: que viva em ponto de exclamação (dizem: tem alma dionisíaca);
viva em ponto de interrogação (foi filosofia, ora é poesia); viva equilibrando-se entre vírgulas e sem pontuação (na política);
o homem só não aceita do homem que use a só pontuação fatal. que use, na frase que ele vive, o inevitável ponto final. (João Cabral de Melo Neto. Agrestes – Poesia. Rio d e Janeiro: Nova Fronteira. 1985)
1. (C) (E) No poema lido, o assunto é a pontuação, mas o tema é a vida. 2. (C) (E) Todo o desenvolvimento do poema nasce da afirmação contida nos dois versos iniciais. 3. (C) (E) Ao longo do poema são mencionados três sinais de pontuação: o ponto de exclamação, o ponto de interrogação e a vírgula. 4. (C) (E) Os sinais de pontuação, mencionados no texto, representam em relação à vida os problemas que cada ser humano encontra em sua trajetória de vida. 5. (C) (E) Os sinais de pontuação, mencionados no texto, representam diferentes formas de viver, que cabe ao homem escolher.
Questão 4 – A propósito do trecho que segue, aponte a classificação correta referente ao termo em destaque:
“ M i n h a b e l a M a r íli a , tudo passa, A sorte deste mundo é mal segura Se vem depois dos males a ventura Vem depois dos prazeres a desgraça”. (Tomás An tônio Gonzaga).
A. ( ) vocativo B. ( ) sujeito C. ( ) aposto D. ( ) adjunto adnominal E. ( ) adjunto adverbial
Questão 5 – Assinale a alternativa em que o período está corretamente pontuado:
A. ( ) Uns trabalhavam, esforçavam-se, exauriam-se; outros gozavam, não pensavam no futuro. B. ( ) “E agora José?” C. ( ) Cauteloso que era, nunca revelava realmente, suas ideias. D. ( ) Afirmavam, insistentes; era o reparo moral, que queriam, e não o dinheiro. E. ( ) Com as graças de Deus, vou indo caríssima Rosália.
Questão 6 – No enunciado a seguir, alguns termos encontram-se em evidência. Analise-os do ponto de vista sintático.
___________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
Questão 7 – Sobre os usos adequados de ch ou x, complete as lacunas com o fonema adequado:
en____arcado _____oque ____umbo _____ute
en____imento bai____ria en____ame ____erife
rou____inol ma____i____e me___endo ____aleira
galo____a
...