Arte Moderna
Artigos Científicos: Arte Moderna. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PamelaTG • 19/11/2013 • 344 Palavras (2 Páginas) • 559 Visualizações
1. Faça um quadro comparativo das características do instinto, da inteligência concreta e da inteligência abstrata.
Instinto
*Inconsciente da finalidade
*A ação é realizada por reflexos e instintos
Inteligência concreta
*Finalidade improvisada, pessoal, criativa
*É preciso ter experiência, vive-la para realizar a ação
Inteligência abstrata
*Atos conscientes da finalidade
*É planejado, tem-se uma idéia, é pensado antes de realizar a ação
2. Caracterize e distinga estes dois tipos de atos: uma aranha tecendo a teia e um chimpanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana.
A aranha tecendo a teia: (instinto) ela está inconsciente da finalidade do ato, ela realiza a ação através de reflexos e instintos. Chipanzé subindo em um caixote para alcançar uma banana: (inteligência concreta) tem uma finalidade improvisada, para a ação ser feita, na primeira vez demora-se um tempo para ele conseguir estabelecer uma relação entre o caixote e a banana, ou então ele realiza o ato através de experiência vivida.
3. Comente: "Uma aranha executa operações que se assemelham às manipulações do tecelão, e a construção das colméias pelas abelhas poderia envergonhar, por sua perfeição, mais de um mestre-de-obras. Mas há algo em que o pior mestre-de-obras é superior à melhor abelha, e é o fato de que, antes de executar a construção, ele a projeta em seu cérebro". (Karl Marx).
Ele compara o trabalho do homem com o trabalho do animal, o animal age por instintos cegos, ele não tem uma finalidade da própria ação, já o homem faz um planejamento para alcançar o objetivo (finalidade). Ele diz que o homem é pior que a abelha, mais pelo menos o homem é consciente de sua ação e a abelha não.
4. Explique o que significa: "Pelo trabalho o homem se autoproduz".
Pelo trabalho o homem se autoproduz, desenvolve habilidades e imaginação; aprende a conhecer as forças da Natureza e a desafiá-las; conhece as próprias forças e limitações; relaciona-se com os companheiros e vive os afetos de toda relação; impõe-se uma disciplina. Quando o homem trabalha ele acaba aprendendo mais, adquire técnicas novas para sua melhor sobrevivência e então consegue ter a habilidade para usar essas técnicas conforme o que acontece consigo.
...