Artigo De Opinião
Monografias: Artigo De Opinião. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Stephanie97 • 13/4/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 385 Visualizações
Artigo de opinião:
É um gênero textual que pertence ao âmbito jornalístico e se caracteriza pela exposição de um ponto de vista sobre determinado assunto. Ao expor seus argumentos em defesa de um ponto de vista ou dar opiniões sobre o assunto e registrar sua assinatura, o autor cria um texto jornalístico que constitui um elemento de artigo de opinião também chamado artigo opinativo ou simplesmente artigo. Na conclusão, o autor expõe sua opinião final.
Estrutura:
INTRODUÇÃO (Tema + tese+ argumentos): Contextualização e/ou apresentação da questão em discussão, explicitação da questão em discussão.
DESENVOLVIMENTO: Utilização de argumentos que sustentam a posição assumida, consideração de posição contrária e antecipação de possíveis argumentos contrários á posição assumida, utilização de argumentação que refutam a posição contrária.
CONCLUSÃO: Retomada da posição assumida e/ou retomada do argumento mais enfático, proposta ou possibilidade de negociação, conclusão ( pode ser retomada da tese ou posição defendida).
Figuras de Linguagem:
ANTÍTESE: Emprego de termos com sentidos opostos. Ex.: Ele queria matar a sua vida.
PARADOXO Relacionado com a antítese, é uma figura de pensamento que consiste quando a conotação extrapola o senso comum e a lógica. Ex.: pois, toda aquela alegria era triste.
IRONIA: É um instrumento que consiste em dizer o contrário daquilo que se pensa, deixando entender uma distância intencional entre aquilo que dizemos e aquilo que realmente pensamos.Ex.: Ele queria a sinfonia dos tiroteios.
EUFEMISMO: É uma figura de linguagem que emprega termos mais agradáveis para suavizar uma expressão. Consiste na visualização de uma expressão. Ex.: por que toda a sua família foi para o céu?
HIPÉRBOLE: "Expressar uma ideia de forma exagerada”. Ex. Chorava um rio de lágrimas.
PROSOPOPÉIA OU PERSONIFICAÇÃO: É uma figura de estilo que consiste em atribuir a objetos inanimados ou seres irracionais sentimentos ou ações próprias dos seres humanos. Ex: e buscava no seu mundo morto.
APÓSTROFE: É uma figura de linguagem caracterizada pela evocação de determinadas entidades, consoante o objetivo do discurso, que pode ser poético, sagrado ou profano. Caracteriza-se pelo chamamento do receptor, imaginário ou não, da mensagem. Ex: Que Deus te ajude!
...