As Drogas nas Escolas
Por: 5480 • 24/3/2019 • Trabalho acadêmico • 499 Palavras (2 Páginas) • 213 Visualizações
Introdução
A escola, nitidamente, é um ambiente de interação social, portanto, atua na construção de valores e atitudes, que se desenvolvem na construção da personalidade de cada indivíduo que a frequenta, consequentemente, tem papel crucial na formação de cidadãos, constituintes de uma República democrática, conscientes de seus direitos e deveres. O consumo de drogas é apontado como uma das principais preocupações da sociedade, e a escola tem sido considerada um espaço privilegiado para o desenvolvimento da prevenção e a promoção da saúde. É fundamental a participação de todos nesse processo de conscientização, para que possam, em conjunto, buscar medidas de prevenção significativas. Muitos jovens curiosos, problemáticos ou aventureiros são assolados pela propaganda enganosa e acaba mergulhando no mundo das drogas.
Baseado no filme, “O diário de um adolescente”, que enquadra a história de quatro adolescentes que iniciam o uso de drogas como forma de diversão e aparente fuga das severas regras de uma escola religiosa. Começam usando drogas lícitas, cigarro e álcool, então experimentam outros tipos, buscando sempre algo que aumentasse e prolongasse as sensações de bem estar, onde despercebidamente se encontravam em estado de vício irreversível, que os levou a agressividade, furto e prostituição em busca de dinheiro para manter o vício. Contudo, trouxe perdas irreparáveis (família, estudos, amigos, dentre outros). Um amigo tenta resgatar sua sanidade, cuidando dele e o levando pra longe das drogas, porem mesmo após a tentativa de desintoxicação, na primeira oportunidade ele volta para seu vício. Sem dinheiro, desesperado, procura a mãe que, por medo, o entrega para polícia. Na cadeia, inicia-se sua recuperação, o mesmo passa então, a conscientizar outras pessoas através de sua história.
Embasado nessa história, a educação precisa mudar sua postura em relação as drogas, abandonando o preconceito e passando a adotar uma atitude realista de prevenção, assumido o problema como também seu, contribuindo, assim, para o enfrentamento e, quem sabe, mudar essa realidade ou reduzir o uso dessas substâncias que causam vicio. Nessa perspectiva, a flexibilização da gestão escolar torna-se um elemento fundamental, por concentrar em seu bojo as ferramentas necessárias para as mudanças mais urgentes. A escola deve buscar instrumentos de planejamento e métodos criativos, evitando o constrangimento do aluno, levando-o a buscar ajuda.
Objetivo Geral
Informar e sensibilizar os estudantes, para fornecer subsídios que auxiliem a formação bem definida, da consciência crítica sobre o uso das drogas e suas consequências para o usuário, sua família e sociedade.
Objetivo Específico
Identificar as causas facilitadoras do primeiro contanto do jovem com as drogas;
Desenvolver um programa de orientação e prevenção de drogas;
Ressaltar a importância da família na recuperação dos dependentes.
Metodologia
Através de questionários, roda de conversa e dinâmicas;
O PROERD com suas palestras traz aos alunos,
...