As Duas Faces Da mídia
Trabalho Universitário: As Duas Faces Da mídia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: monaafr • 7/5/2014 • 566 Palavras (3 Páginas) • 411 Visualizações
A mídia está presente no dia a dia de toda a população, isso é um fato; porém, ela tem seus aspectos negativos e positivos, os quais aqui serão avaliados.
É possível descrever fatores midiáticos que nada contribuem para a vida das pessoas, na verdade, só retardam os processos no qual se obtêm conhecimentos e deterioram aquilo que chamamos de opinião própria.
A mídia muitas vezes exerce a função de deseducar as pessoas, isto é, contradiz seus valores e sua moral; confunde a cabeça de muita gente estabelecendo padrões entre o que é certo e o que é errado.
Aqueles que têm o poder da influência sob os outros, dizem o modo certo de se vestir, depois substituem esse modo por outro; dizem o que todos devem ouvir, depois trocam a música; dizem o que a população tem que ver, depois mudam a programação; dizem quem deve ser seguido, e depois descartam essa pessoa e trocam por outra mais bonita, mais famosa, mais rica, mais interessante.
Os poderosos trazem uma falsa imagem de que as pessoas são descartáveis, e tudo a sua volta também.
Eles fazem as escolhas dos outros, pensam pelos outros, decidem e agem pelos outros; e apesar de tudo isso, fazem uma propaganda muito bonita de que é a população a verdadeira autora de todas essas ações, de que ela fez as melhores escolhas, e é claro, todos acreditam; porque eles é que decidem no que acreditar, por meio de uma enorme manipulação.
A mídia faz a sociedade pensar que cada ser é único, enquanto padroniza todos; ela faz pensar que é bonito trair, mentir, enganar; faz as pessoas acharem que é lindo tomar umas e outras; e que é mais lindo ainda ter mulheres como símbolo sexual, seres feitos para comprar e satisfazer os homens com muito sexo selvagem, pouca roupa e nada de cérebro.
Todos esses fatores e muitos outros podem demonstrar o quanto a mídia tem poder de influência na vida dos indivíduos, de uma forma muito negativa em vários casos. Porém em muitos outros momentos essa situação é revertida, mostrando uma face benéfica do poder de influência de certas pessoas.
É visto e escutado constantemente na televisão, rádio e outras formas de publicidade algumas campanhas contra a AIDS, dengue, drogas, gravidez na adolescência, preconceito e violência de uma forma geral.
Existem também inúmeras campanhas pelo uso de camisinhas, pela saúde das mulheres, das crianças, dos idosos, e recentemente tem sido explorada a saúde do homem.
Além disso, é possível encontrar movimentos para a arrecadação de dinheiro, doação de alimentos e outras formas de contribuição com o intuito de ajudar os mais necessitados, em projetos muito interessantes.
Todos os tipos de campanhas citadas acima são ótimos exemplos de como a mídia pode influenciar positivamente na sociedade, porém, é preciso um maior interesse por parte da população em geral para contribuir com o avanço do que é proposto.
É necessário que temas que realmente valem a pena sejam explorados com mais afinco, sendo devidamente divulgados e que principalmente sejam postos em prática da melhor forma.
Seria impossível nos dias atuais, viver sem os meios de comunicação; até mesmo porque este é um mundo globalizado, onde tudo está conectado, e é preciso receber informações vindas de todo lugar e o tempo todo; o que muito amplia os conhecimentos.
Por
...