Atps Economia
Trabalho Universitário: Atps Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luanaleite • 3/11/2013 • 2.811 Palavras (12 Páginas) • 341 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE CAMPO GRANDE
ATPS 1ª E 2ª ETAPA CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Campo Grande-MS
2013
Edicléia Luiza de Oliveira Malheiros – RA 6452321517
Janaina Ferreira Firmino – RA 6659252421
Thaís de Oliveira Silva Feitosa – RA 6655388721
Luana Leite Cordeiro – RA 6816452474
ATPS 1ª, 2º, 3º E 4º ETAPA CIÊNCIAS CONTÁBEIS.
Trabalho correspondente a Atividade Prática Supervisionado relacionada ao conteúdo da disciplina de economia ministrada pelo Profª Fabio Fonseca
Campo Grande - MS
2013
SUMÁRIO
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................04
ETAPA1
Introdução...........................................................................................05
Mercado Consumidor .....................................................................05
Histórico da evolução do mercado Consumidor................................06
ETAPA 2
Custos envolvidos para Produção............................................................08
Custos em termos monetários para produção de sorvete................................................09
ETAPA 3
Fatores que influenciam a dinâmica econômica..............................................................11
Critérios para divisão das macrorregiões.........................................................................12
ETAPA 4
Relatório Econômico Final .............................................................................................13
COSIDERAÇÕES FINAIS...........................................................................................15
INTRODUÇÃO
Através desta ATPS analisaremos os passos necessários para a fabricação de sorvete, objeto de estudo escolhido pelo grupo para serem desenvolvidas.
Ao longo do trabalho foram analisadas as possibilidades de mercado, os custos, as condições para venda do produto e as influencias da crise econômica mundial.
Como se encontra o mercado atual para a venda de sorvetes, e um breve histórico abaixo no desenvolvimento do trabalho.
ETAPA 1
Introdução.
Vários autores citam mitos sobre a história do sorvete relacionados a bebidas congeladas e gelo. Não existe descrição precisa, exceto que neve e gelo eram usados para resfriar. O sorvete chegou ao Brasil em 1834, quando dois comerciantes do Rio de Janeiro compraram gelo vindo dos Estados Unidos e fabricaram sorvetes com frutas tropicais. O mercado brasileiro de sorvetes está dividido entre os produtos industrializados e os fabricados caseiros.
O mercado consumidor.
De acordo com as informações de mercado, verica - se que ouve aumento no consumo de sorvete com crescimento de 19,1% em volume levando o produto a ser o que mais cresceu perante outros produtos perecíveis gerando boa oportunidade de negocio.
Os brasileiros consomen, uma media de, 10,55 litros de sorvete, por habitante, em 2010. O resultado representa um aumento de 11% se comparado a 2009. O consumo total foi de 1,11 bilhões de litros do produto, um aumento de 12,2% em relação a 2009. Se comparado a 2003, o salto foi de 63% no consumo de sorvete.
O sorvete pode ser utilizado na sobremesa, e pode também fazer parte em receitas de guloseimas como: Banana split, Milk shake, Petit gateau, Sorvete napolitano, Sundae.
Os sorvetes podem ser acompanhados por vários ingredientes como coberturas frias (chantilly,frutas em calda), coberturas quentes (chocolates, marshomollow etc), coberturas secas (castanha de caju, balas etc.)
Os termômetros já alcançaram 41.3°C nos primeiros dias de setembro em Corumbá, conforme aponta o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inmet), e o comércio já conta com o reflexo positivo nas vendas. Ainda de acordo com o comerciante, normalmente são vendidas 1000 bolas por fim de semana, e entre agosto e setembro esse número sobe para 1,1 mil. De acordo com pesquisa os sobares mais procurados são os de frutas.
Evolução do mercado consumidor.
Os ventos têm sido a favor dos produtores de sorvetes, que vivem um crescimento inédito alavancado por fenômenos como: as grandes ondas de calor em cidades, que tinham temperaturas amenas, o fortalecimento econômico brasileiro, que impulsiona o consumo generalizado de todas classes.
O aquecimento do mercado é retratado na ampliação da principal fabricante de sorvetes, a Sorveteria ITÁLIA. Com a pretensão de atender ao mercado regional, a empresa quer ampliar a produção de 800 mil litros/mês para cerca de 2 milhões de litros/mês. Para isso, foram investidos aproximadamente
...