Autores e trabalhos de realismo
Seminário: Autores e trabalhos de realismo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: anandagb • 10/4/2014 • Seminário • 255 Palavras (2 Páginas) • 385 Visualizações
Com o Realismo o Brasil entrou em um novo patamar literário; este movimento principiou legalmente em 1881 com o lançamento de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Ele teve fim em meados de 1890 quando se iniciou o Parnasianismo. Esta escola introduziu em nosso país o poder de observação do escritor. Ele passou a criar procurando a autenticidade, algo que transcende o simples ofício de entreter os leitores. Machado de Assis é até hoje visto como o maior ícone da literatura nacional e do Realismo. O autor consagrou em sua obra um exame da esfera psicológica e universalista; fixou, assim, a autonomia literária do Brasil. Nesta época a nação brasileira alimenta o ideário liberal, e uma concepção republicana e mais moderna do país. Porém, contraditoriamente é obrigado a coexistir com uma oligarquia agrária, latifúndios e coronéis.
Autores e Obras do Realismo
Joaquim Maria Machado de Assis: Memórias Póstumas de Brás Cubas; Quincas Borba; Dom Casmurro; Esaú e Jacó; Memorial de Aires; O Alienista; A Cartomante; Missa do Galo; Histórias da Meia-Noite; Papéis Avulsos.
Aluísio Azevedo: Mistérios de Tijuca; Memórias de um Condenado; A Condessa Vésper; Filomena Borger; O Esqueleto; A Mortalha de Alzira.
Raul Pompéia: O Ateneu; As Joias da Coroa; Agonia (inacabado); Microscópicos (contos).
Artur de Azevedo: Contos fora da moda; Contos efêmeros; Contos em Verso; Vida Alheia, contos; O Oráculo; Teatro; Sonetos; Uma véspera de reis (teatro).
Adolfo Caminha: A Normalista; O Bom Crioulo; No País dos Ianques; Cartas Literárias; Ângelo (romance inacabado); O Emigrado (romance inacabado).
Domingos Olímpio: Luzia-Homem.
Inglês de Souza: O Missionário.
França Junior: As Doutoras.
...