Avaliação E Processo De Ensino E Aprendizagem
Artigos Científicos: Avaliação E Processo De Ensino E Aprendizagem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sonia.s • 13/3/2014 • 1.545 Palavras (7 Páginas) • 3.410 Visualizações
A avaliação se restringe a medir a quantidade de informações retidas, assume um caráter seletivo e competitivo e também dimensões mais abrangentes. Ela não se reduz apenas a atribuir notas.
Atualmente, a avaliação assume novas funções, pois é um meio de diagnosticar e de verificar em que medida os objetivos propostos para o processo de ensino-aprendizagem estão sendo atingidos. Assim a avaliação uma dimensão orientadora, pois permite que o aluno tome consciência de seus avanços e dificuldades, para continuar progredindo na construção do conhecimento.
Como vemos a avaliação da aprendizagem esta ligado a uma concepção pedagógica mais ampla, isto é, uma visão de educação. A forma de encarar e realizar a avaliação reflete a atitude do professor em sua interação com a classe, bem como suas relações com o aluno.
Em termos gerais, a avaliação é um processo de coleta e análise de dados, tendo em vista verificar os objetivos propostos foram atingidos. Ao avaliar o que o aluno conseguiu aprender, o professor esta avaliando o que ele próprio conseguiu ensinar. Assim, a avaliação dos avanços e dificuldades dos alunos na aprendizagem fornece ao professor indicações de como deve encaminhar e reorientar a sua pratica pedagógica.
Algumas conclusões sobre pressupostos e princípios de avaliação
a) a avaliação é um processo continuo e sistemático.
b) a avaliação e funcional, porque se realiza em função dos objetivos previstos.
c) a avaliação e orientadora, porque indica os avanços e dificuldades do aluno, ajudando-o a progredir na aprendizagem, orientando-o no sentido de atingir os objetivos propostos.
d) a avaliação é integral, pois considera o aluo como um ser total e integrado e não de forma compartimentada.
Esses princípios norteadores da avaliação da aprendizagem são decorrentes de uma concepção pedagógica, que por sua vez é conseqüência de uma postura filosófica.
Distinção entre testar, medir e avaliar.
O termo avaliar foi utilizado durante certo tempo como sinônimo de medir e testar. Avaliar se confundia como medir – medir o numero de informações memorizadas e retidas.
Os termos avaliar, medir e testar possuem conotações distintas. Afinal que diferença existe entre esses três termos testar, medir e avaliar.
Testar significa submeter a um teste ou experiência, ou seja, consiste em verificar o desempenho de alguém ou alguma coisa.
Medir significa determinar a quantidade, a expressão ou o grau de alguma coisa, tendo por base um sistema de unidades convencionais. Em nossa vida diária usamos constantemente unidades de medida ( metro,quilo, litro), unidades de tempo (horas, minutos, segundos, meses, anos) etc.
Avaliar é julgar ou fazer uma apreciação sobre alguém ou alguma coisa, tendo como base uma escala de valores. Assim, a avaliação consiste na coleta de dados quantitativos e na interpretação desses dados com base em critérios previamente definidos.
Funções de avaliação
Avaliar o processo de ensino-aprendizagem é, basicamente, verificar o que os alunos conseguiram aprender o que o professor conseguiu ensinar.
Mas porque o professor precisa determinar o nível de aprendizagem de seus alunos:
Conhecer os alunos: no inicio do período letivo o professor deve verificar o conhecimento prévio de seus alunos sobre o que será estudado.
Identificar as dificuldades de aprendizagem: a avaliação também permite diagnosticar as dificuldades dos alunos, tentando identificar e caracterizar suas possíveis causas.
Determinar se os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem foram ou não atingidos: ao iniciar um período letivo, o professor estabelece quais são os conhecimentos que seus alunos devem adquirir, bem como as habilidades e atitudes a serem desenvolvidas.
Aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem: existe uma estreita relação entre os resultados obtidos pelos alunos na aprendizagem e os procedimentos de ensino utilizados pelo professor. Por isso o aproveitamento do aluno reflete, em grande parte, a atuação didática do professor.
Promover os alunos: em um sistema escolar seriado, o aluno é promovido de uma serie para outra e de um grau ou curso para outro, de acordo com o aproveitamento e o nível de adiantamento alcançado nos componentes curriculares estudados.
Relação funcional entre objetivos e avaliação.
A ação educativa é finalística, isto é, pressupõe os objetivos a serem atingidos. Por isso, cabe ao professor estabelecer metas para seu trabalho docente.
Há uma estreita relação entre avaliação e a definição de objetivos porque avaliar é basicamente comprovar se os resultados desejados foram alcançados, isto é verificar ate que ponto as metas previstas foram atingidas. É a partir da elaboração de um plano de ensino, coma definição dos objetivos que norteiam o processo ensino-aprendizagem que se estabelece o que e como julgar os resultados da aprendizagem dos alunos.
O professor Balzan propõe a seguinte questão: “ Não será exatamente ao proceder à avaliação de seus alunos que o professor se coloca como realmente é, na medida em que termina por explicitar de maneira bastante clara seus verdadeiros objetivos”.
O professor Gadotti diz que “ refletir é também avaliar, e avaliar é também planejar, estabelecer objetivos ....”
Técnicas e instrumentos de avaliação da aprendizagem.
Para avaliar o aproveitamento do aluno existe existem três técnicas básicas e uma grande variedade de instrumentos de avaliação:
- Observação
- autoavaliaçao
- aplicação de provas: argüição, dissertação, testagem.
A observação e seus registros.
Um bom professor é aquele que
...