TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacharel em Educação Física

Por:   •  22/10/2023  •  Artigo  •  1.509 Palavras (7 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

Bacharel em Educação Física

Felipe Sanches

Pedro Capovila

Vinicius Laureano

Igor Moraes

Vitor Lima

Luiz Freitas

Ricardo

ATLETISMO: Salto em Distância

JUNDIAÍ/SP

2023

Sumário

1        INTRODUÇÃO        2

1.1        História do atletismo        2

2        HISTÓRIA        3

2.1        Salto em distância        3

3        REGRAS        4

3.1        Regras para olímpicas        4

4        TÉCNICAS        5

4.1        Corrida de aproximação, Impulsão, Voo, Queda        5

4.1.1        Corrida de aproximação        5

4.1.2        Impulsão        5

4.1.3        Voo        5

4.1.4        Queda        6

5        ADAPTAÇÕES        6

5.1        Materiais        6

5.2        Procedimento        6

6        RECORDES        6

7        CURIOSIDADES        6

8        PLANO DE AULA        6

9        QUESTÕES        6

10        CONCLUSÃO        6

  1. INTRODUÇÃO

  1. História do atletismo

O atletismo é um esporte que remonta à Grécia Antiga, onde foi praticado pela primeira vez em 776 a.C. durante a primeira Olimpíada da história, na cidade de Olímpia. Naquela época, apenas uma prova foi disputada durante as Olimpíadas, uma corrida de aproximadamente 200 metros. O nome do primeiro vencedor dessa prova foi Coroebus.

O formato moderno do atletismo foi estabelecido e disputado desde o século XIX, na Inglaterra. Atualmente, o atletismo é considerado o principal esporte olímpico e conta com mais de 40 modalidades, sendo 28 olímpicas. As modalidades compreendem os movimentos mais comuns para as pessoas desde a Antiguidade, como corrida, lançamentos e saltos. As provas de atletismo são realizadas em estádios, gramados, montanhas e na rua.

A pista oficial de atletismo deve ser feita com piso sintético e ter 8 raias, cada uma com uma largura de 1,25m. Além disso, a pista é constituída de duas retas e duas curvas. As raias são concêntricas, ou seja, cada raia tem uma distância específica. A raia interna, mais próxima ao centro, tem comprimento de 400 metros. Por outro lado, a raia externa é mais longa, chegando a ter quase 500 metros. Por isso, nas provas de 400m, por exemplo, os atletas iniciam a corrida de diferentes posições. Assim, quanto mais externa for a raia que o atleta estiver, mais à frente eles largam.

No Brasil, o esporte ficou conhecido no século XX. Em 1924, o Brasil enviou pela primeira vez uma equipe de atletismo para disputar as Olimpíadas em Paris. Em 1952, Adhemar Ferreira da Silva conquistou a primeira medalha de ouro em salto triplo para o Brasil nos Jogos Olímpicos de Helsinque na Finlândia. Ele voltou a conquistar o primeiro lugar nas Olimpíadas de 1956 em Melbourne e tornou-se o primeiro atleta brasileiro bicampeão olímpico.

  1. HISTÓRIA

  1. Salto em distância

O salto em distância está entre as modalidades olímpicas desde sua edição em Atenas de 1896, ou seja, desde a primeira edição moderna. No entanto, a versão feminina do salto em distância foi praticada pela primeira vez na história nas Olimpíadas de Londres de 1948.

Por outro lado, há evidências de que já era praticado nos Jogos Olímpicos da Antiguidade, a partir de 708 aC. C., dentro do teste conhecido como pentatlo. Inicialmente, os atletas da antiguidade realizavam o salto com pequenos halteres ou pesos, que não são usados ​​hoje.

No entanto, o salto em distância é uma das modalidades olímpicas que menos mudou com o tempo. A técnica atual começou a ser utilizada em 1925, e seu maior expoente foi o norte-americano Hart Hubbart, com um recorde de 7,89 metros, que levou 10 anos para ser quebrado pelo americano Jesse Owens, que chegou a 8 metros.

  1. REGRAS

Cada competidor tem direito a um número pré-determinado de saltos, de acordo com as regras da competição, sendo, de forma geral, um mínimo de três
Somente o maior salto de cada atleta é contabilizado ao final da competição para a definição da classificação final.

A distância percorrida é medida entre a linha limite de corrida, demarcada na tábua, e o ponto de primeiro contato do atleta com a caixa de areia. Por exemplo, se um saltador parar em pé sobre a areia, o local onde seu calcanhar tocou será considerado para a marcação, e não a ponta de seu pé.

A tábua demarca o local em que é finalizada a pista de corrida e o início da área de medição do salto;
Sobre ela, há a demarcação de uma linha (na maioria das vezes, vermelha). O saltador pode correr e tomar impulso pisando na tábua, desde que não pise ou ultrapasse tal linha;
Caso ele não siga a regra, o salto é automaticamente considerado inválido, independente da distância percorrida.

  1. Regras para olímpicas

O atletismo é composto por uma série de provas, que podem ser realizadas em pista, campo ou rua. A pista de atletismo é utilizada para as provas de corrida. Ela é oval, mede 400 metros e tem oito raias. Já o campo, ou parte interna do estádio, é usado para as provas de arremesso ou lançamento. Nessas competições, os atletas lançam dardos, discos e martelos, além de arremessarem pesos. A prova mais tradicional de rua é a maratona, em que os atletas percorrem a distância de 42,195 km. Além da maratona, em rua, também acontecem as disputas das duas provas de marcha atlética, com distâncias de 20 e 50 quilômetros — a maior distância é cumprida apenas pelos homens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (90 Kb)   docx (309.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com