COTAS UM GRANDE PRBLEMA NA EDUCAÇÃO
Dissertações: COTAS UM GRANDE PRBLEMA NA EDUCAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tuanimfavero • 2/12/2014 • 370 Palavras (2 Páginas) • 356 Visualizações
COTAS: UM GRANDE PROBLEMA NA EDUCAÇÃO.
Um assunto atual, que vem gerando muita polêmica é a Lei das Cotas. Criada em 2012, a lei obriga as universidades, institutos e centros federais a reservarem para candidatos cotistas metade das vagas oferecidas anualmente em seus processos seletivos. Os candidatos cotistas são aqueles que cursaram o Ensino Médio (com aprovação dos três anos) em escolas públicas ou Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou aqueles que tenham obtido a conclusão do ensino médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os estudantes de colégios particulares não são beneficiados pela lei. As vagas deverão ser preenchidas por estudantes com renda familiar mensal per capita 1,5 salário mínimo e a outra metade com renda maior que 1,5 salário mínimo. A lei também reserva vagas para negros, pardos e indígenas. Mas será que essa Lei é mesmo favorável à educação?
Todos nós sabemos que o Brasil está muito longe de ser um país de educação pública de qualidade. Mais, com a criação da Lei das Cotas, a quantidade de alunos que chegam ao Ensino Superior com grande deficiência de aprendizagem realmente é assustadora. Uma das maiores críticas à lei é a falta de proposta na melhoria da educação. Os próprios alunos beneficiados dizem que seria muito melhor se o governo investisse em uma educação pública de qualidade. Já a rede privada de ensino acha um absurdo a lei das cotas.
Na rede púbica de ensino brasileira, passou a valer a regra: “os professores fingem que ensinam e os alunos fazem de conta que aprendem”. O grande problema é que daqui a alguns anos vão existir profissionais em diversas áreas totalmente despreparados.
Eu não defendo o sistema de cotas nas universidades. O governo tem que criar um padrão de qualidade na educação brasileira, aonde alunos da rede pública estejam aptos a disputar uma vaga com o aluno oriundo da rede privada uma vez que todos são capazes de se tornarem profissionais ou cientistas na mesma instituição, independentemente de cor ou renda familiar. Precisamos é melhorar o ensino básico brasileiro que é um dos piores do mundo e deixar de querer corrigir reais injustiças com as cotas. Todos nós somos iguais e merecemos ser tratados da mesma maneira.
...