Centro de Ensino Educacional Disciplina: Biologia
Por: Kaemih • 25/2/2020 • Seminário • 984 Palavras (4 Páginas) • 255 Visualizações
Centro de Ensino Educacional 02
Disciplina: Biologia
Professora: Fernanda Scofield
Serie/Turma: 1º “B”
Alunos: Cesar Augusto, Claudio Emanuel, Felipe Araujo, Lucas Adeodato e Pedro Kauã
Efeito Estufa
Sobradinho, 28 de Maio
Índice
Introdução.......................................................................................................01
Desenvolvimento............................................................................................02 á 03
Conclusão.......................................................................................................04
Bibliografia.....................................................................................................05
Anexos............................................................................................................06
Introdução
O “Efeito Estufa” é um processo natural que acontece na Terra responsável pelo aquecimento do planeta. Porém, o aumento desse efeito pode ser perigoso, já que, apesar de ser essencial para a vida na terra, provoca o “Aquecimento Global” que pode trazer inúmeras conseqüências ao planeta.
01
Efeito Estufa
O que é o Efeito Estufa:
O Efeito Estufa é um processo natural que ocorre na Terra e é responsável por manter o planeta aquecido (a uma temperatura média de 15CºC). Sem ele, seria praticamente impossível a vida na Terra, já que se não existisse, a temperatura média d planeta estaria por volta dos -18Cº.
Devido às grandes irresponsabilidades do homem, esse efeito está ocorrendo cada vez com mais intensidade, o que pode ser perigoso para toda vida na Terra.
Como ocorre o Efeito Estufa:
A Terra precisa manter um equilíbrio energético, logo, a tendência é de que toda a energia recebida através do Sol seja devolvida ao espaço. Porém devido aos gases conhecidos como “Gases Estufa” (CO2, CH4, H2O e etc.), parte da energia que seria refletida de volta ao espaço, é retida na Terra, e assim aquece o planeta.
Da energia solar que recebida pelo Planeta, cerca 29% é refletida assim que chega à atmosfera, 23% é absorvida pela atmosfera e 48% é absorvida pela superfície. Depois de aquecida, a superfície emite calor na forma de radiação infravermelha. Uma pequena parte da energia térmica emitida pela Terra vai para o espaço, porem, a maior parte é retida na atmosfera, absorvida pelos gases do efeito estufa.
Principais consequências do Efeito Estufa:
O Efeito Estufa em excesso causa superaquecimento, e assim, causando inúmeras conseqüências devastadoras, como o derretimento de parte das calotas polares; mudanças climáticas; elevação do nível dos oceanos; maior incidência de fenômenos como furacões, tufões, ciclones; secas; extinção de espécies; destruição de ecossistemas e ondas de calor.
02
Principais causas do Efeito Estufa:
Como vimos, o efeito estufa é um fenômeno natural, mas é intensificado devido à crescente queima dos combustíveis fósseis que representam a base da industrialização e de muitas atividades humanas.
As queimadas nas florestas para transformar suas áreas em plantação, criação de gado e pastagens, também colaboram para o aumento do efeito estufa.
Solução (como evitar o aumento do Efeito Estufa):
Algumas soluções individuais que contribuem para o diminuimento do Efeito Estufa:
- Realizar pequenos trajetos a pé ou de bicicleta;
- Dar preferência ao transporte coletivo;
- Utilizar produtos recicláveis;
- Economizar energia elétrica;
- Realizar coleta seletiva;
- Reduzir o consumo de carne bovina e suína;
- Fazer compostagem do material orgânico.
Protocolo de Kyoto:
O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional entre os países integrantes da Organização das Nações Unidas (ONU), firmado com o objetivo de se reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e o consequente aquecimento global. Redigido e assinado em Kyoto (Japão), em 1997, o Protocolo criou diretrizes para amenizar o impacto dos problemas ambientais causados pelos modelos de desenvolvimento industrial e de consumo vigentes no planeta. De acordo com o Protocolo, as nações se comprometem a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa em 5,2%, comparando-se com os níveis de 1990. O principal alvo é o dióxido de carbono (CO2), pois especialistas acreditam que a emissão desenfreada desse e de outros gases está ligada ao aquecimento global, fenômeno que pode ter efeitos catastróficos para a humanidade durante as próximas décadas.
...