Ciencia Tcnologia E Educação
Pesquisas Acadêmicas: Ciencia Tcnologia E Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julegroski • 5/5/2013 • 4.035 Palavras (17 Páginas) • 397 Visualizações
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JULIANA LEGROSKI – 684801
PORTIFÓLIO – UTA: CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
CAMPO LARGO
2012
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
JULIANA LEGROSKI – 684801
PORTIFÓLIO – UTA: CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
Tutores: Edinéia Fabri
Juliane Machado
Centro associado: Campo Largo - Paraná
Campo Largo
2012
SUMÁRIO PÁG.
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................3
2 CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO .............................................4
2.1 SÍNTESE DA QUESTÃO....................................................................8
3 AVALIAÇÃO ESCOLAR ......................................................................9
3.1 SÍNTESE DA QUESTÃO....................................................................9
4 FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO A DISTANCIA ............................10
4.1 SÍNTESE DA QUESTÃO..................................................................12
5 PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL: MATERIAIS DIDÁTICOS....
5.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ..........................................11
5.2 RELATÓRIO DE PESQUISA............................................................17
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ................................................................20
REFERENCIAS.......................................................................................21
ANEXOS.................................................................................................22
Introdução
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Pesquisa e Prática Profissional – Materiais Didáticos, da Unidade Temática de Aprendizagem: Educação Ciência e Tecnologia, bem como das outras disciplinas presente nesta unidade temática de ensino. Que teve como objetivo compreender a atuação profissional pela análise da prática para, ao explicitá-la, com o apoio de referencial teórico, elaborar proposições de intervenção com a utilização de materiais didáticos, pois os mesmos já veem sendo utilizados para o processo de ensino aprendizagem há muitos séculos.
Como procedimento metodológico foi adotado a pesquisa de campo, e para coleta de dados foi eleita à entrevista com professores.
Visando a realização dessa pesquisa foram seguidos os seguintes procedimentos. A primeira parte foi definir o campo de pesquisa, e optei por realizar a mesma em uma escola pública, localizada no bairro do Itaqui, na cidade de Campo Largo, no Estado do Paraná. Em seguida realizei as entrevistas com os 4 professores e 1pedagogo para que pudesse obter as informações para o termino desse relatório.
Assim sendo pude obter muitas informações que ajudarão na minha prática pedagógica, pois observei que muitos dos professores utilizam materiais didáticos que são confeccionados com os próprios alunos.
É de fato muito importante sabermos que a pesquisa nos possibilita entender a prática pedagógica, e também contribui para o processo de autonomia do professor. (André, 2002).
A pesquisa tem funções importantes, pois ela permite a nos professores compreendermos a abrangência da nossa profissão e ao mesmo tempo nos ajuda a desenvolver habilidades para a investigação na educação.
Como afirma Perrenoud (1993) à pesquisa desenvolve atitudes como:
• Motivação
• Curiosidade
• Vontade de encontrar explicações
• Constatações de que as suas necessidades são complexas.
CIÊNCIA TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO
2.1 – QUESTÃO 1
Leitor contemplativo
É aquele leitor da era do livro impresso e das imagens fixas, esse leitor não necessita do auxilio do outro, faz uma leitura isolada, silenciosa, pois depende dele a sequência de sua leitura. Esse tipo de leitor estabelece uma intimidade com o livro em um espaço que é só dele, um momento de pura concentração onde o leitor esta voltado somente para a leitura. Ler envolve muitas ações: a visual, manual, o julgar, reconhecer, memória entre outros. Quando lemos um livro que apesar de apresentar uma leitura sequencial, temos a liberdade de ir e vir por ele quantas vezes acharmos necessário, o ato de ler é uma atividade de construção e reconstrução.
Leitor movente
Esse leitor é capaz de compilar diversas imagens e novas formas de ler. Surgiu juntamente com o jornal impresso, que estava ligado a uma nova conduta social de consumo, impulsionando assim outras maneiras (formas) de ler.
Com o surgimento da televisão, cinema, foi quebrado um paradigma e dessa forma surgiu um novo tipo de leitor, aquele que trás muitas características do “contemplativo”, mas que passa a ser movente, pois é um leitor
...