TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coesão

Dissertações: Coesão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  1.825 Palavras (8 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 8

COESÃO E COERÊNCIA

COESÃO: Elementos linguísticos responsáveis pela continuidade, unidade e sequência do texto. É a interligação entre elementos linguísticos. Está na superfície do texto, revela-se pelo léxico e pela gramática.

COERÊNCIA: É responsável pelo sentido do texto; fica mais no nível das ideias. Diz respeito à inscrição das proposições no mundo, sua verossimilhança.

FATORES DE COESÃO: Repetidores, substituidores e sequenciadores.

REPETIDORES:

A)RECORRÊNCIA : repetições de expressões morfologicamente idênticas. Ex.:

A presidente da República criticou o comportamento de alguns partidos. A PRESIDENTE DILMA acredita que todos deveriam se unir contra a fome.

B) DEFINITIVIZAÇÃO:

Havia UM homem que tinha UMA fazenda perto de UM rio. Certo dia, O rio começou a subir por causa das chuvas e O homem percebeu que A fazenda ia ficar submersa.

SUBSTITUIDORES:

A) PRONOMINALIZAÇÃO: Ocorre através de pronomes que recuperam elementos linguísticos já citados no texto (pronominalização anafórica), ou remete para elementos que ainda vão aparecer no texto (pronominalização catafórica), ou refere-se a elementos fora do texto (pronominalização exofórica – com dêiticos). Ex.:

Quando o garoto entrou, ELE foi recebido com palmas , e eu O felicitei.

ESTAS foram suas últimas palavras: “não renunciaremos a nosso ideal”.

ONTEM foi um dia terrível. Parecia que AQUI todos estavam neuróticos.

B) SUBSTITUIÇÃO LEXICAL: substitui-se um substantivo por outra expressão equivalente, funcionando como uma espécie de relação sinonímica no texto, geralmente introduzindo, acrescentando novos sentidos ao elemento substituído. Ex.:

Pedro é revolucionário. Seguidamente O JOVEM arruma confusão. O ESTUDANTE DO 2º SEMESTRE DE CIÊNCIAS SOCIAIS pretende reformar o mundo.

C) TERMO GENÉRICO: Uma expressão nominal ou substantiva de sentido genérico resume ou retoma um parágrafo ou enunciados anteriores. Ex.:

O governo cortou verbas e privatizou estatais. A DECISÃO/O DECRETO PRESIDENCIAL mobilizou vários partidos.

D) NOMINALIZAÇÃO : É a transformação de verbos em substantivos , repetindo informações para dar seguimento ao texto. Ex.:

A empresa contratou vários funcionários para atender a demanda. ESSA CONTRATAÇÃO, no entanto, trouxe prejuízos à empresa.

E) ELIPSE: É a omissão de termos já expressos no texto, que não fazem falta para a compreensão por serem facilmente recuperáveis. Ex.:

Carlos pensou em comprar uma casa na praia, mas, quando descobriu os preços, desistiu da ideia.

F) PARÁFRASE: É a reformulação do conteúdo, na sua totalidade ou em parte, transformando um texto-fonte num texto derivado. Ex.:

Sua ida a SP, no próximo sábado, vai prejudicar seus estudos.

Você prejudicará seus estudos se for a SP no próximo sábado.

Como você irá a SP no próximo sábado,

COESÃO REFERENCIAL – EXERCÍCIOS

I) Nos fragmentos abaixo, identifique os mecanismos coesivos – substituições lexicais e pronomes – utilizados para não repetir as expressões negritadas:

1. Como malhar para afastar a depressão

Revisão americana traça qual a forma mais eficiente de realizar exercícios contra a tristeza profunda

São vários os motivos que conferem à atividade física aeróbica, como a corrida e o ciclismo, o status de aliada diante de um quadro depressivo – da socialização com os outros ao aumento da estima. “A prática esportiva também aprimora o trabalho de neurotransmissores responsáveis por gerar bem-estar e que são afetados pela doença”, acrescenta Chad Rethorst, psiquiatra da University of Texas Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos. “Apesar de seus benefícios estarem claros, não sabíamos qual é a dose certa desse remédio natural para atenuar o transtorno em questão”, pondera. Após avaliar uma série de artigos, o especialista delimitou, por exemplo, a quantidade e a intensidade de exercícios ideais.

2. Na mesa do homem mais veloz do mundo não falta... mandioca. Ela é a principal fonte de energia do jamaicano Usain Bolt, segundo revelou seu pai durante as Olimpíadas de Pequim em 2008, após o filho bater o recorde mundial dos 100 metros rasos. E faz sentido: essa raiz tem dois tipos de carboidrato, a amilopectina e a amilose, que, juntos, liberam a glicose mais lentamente para o corpo. Isso facilita a digestão, evita picos de açúcar no sangue e dá gás de sobra para o dia a dia.

Mas não é preciso ser medalhista para tirar proveito do alimento que já foi batizado de a “rainha do Brasil”. Tanto é que a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) vem endossando sua produção e seu consumo mundo afora. [...] Dependendo da região, é chamada de aipim, macaxeira, maniva, uaipi ou xagala. Não há tempo ou terra ruim para ela. “A mandioca é um camelo vegetal”, brinca Motta (engenheiro do Embrapa), fazendo referência ao fato de que a planta cresce em solos pobres e resiste a períodos de seca. À mesa, ela pode ser degustada cozida, frita, em purê e dá origem a tapioca, polvilho e farinha. Ah, a brasileirinha ainda é barata: custa em média 2 reis o quilo, 30% a menos que a batata. [...]

O Brasil é a terra natal da mandioca. Do centro do país, o tubérculo se espalhou para mais de 100 nações desde a chegada dos portugueses. Sua importância era tanta nos tempos de colônia que o padre José de Anchieta a batizou como o “pão da terra”.

3. O eclipse do século

O maior eclipse solar das últimas décadas poderá ser apreciado no Brasil ao entardecer de hoje. O fenômeno, que não voltará a se repetir neste século, será totalmente visível numa estreita faixa da Terra com 622 quilômetros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com