Colete Seu Ouro!
Ensaios: Colete Seu Ouro!. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rufino19 • 20/3/2015 • 1.131 Palavras (5 Páginas) • 379 Visualizações
6
As fadas são fascinantes figuras femininas. Etimologicamente, a palavra “fada”, de acordo com Nelly Novaes Coelho, vem do latim fatum (destino, fatalidade, oráculo etc.). As fadas fazem parte do folclore ocidental e tornaram-se conhecidas como seres fantásticos ou imaginários, de grande beleza, que se apresentavam sob a forma de mulher. Podem ainda encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto é, como bruxas.
Com base no enunciado e no texto abaixo, aponte a questão correta.
“O rei chorou durante meses, até que conheceu uma princesa lindíssima e casou com ela. A princesa só tinha mesmo beleza, porque o resto nela era vaidade, orgulho e malvadeza. O dia todo ficava na frente do espelho, perguntando: Espelho, espelho meu, existe no mundo mulher mais bonita do que eu?” (Branca de Neve. In: As mais belas histórias infantis de todos os tempos. São Paulo: Globo, 1995)
a.
Fada e bruxa são formas simbólicas da eterna dualidade da mulher ou da condição feminina.
b.
As figuras simbólicas “fada” e “bruxa” não são agregadas à imagem do feminino.
c.
As fadas e as bruxas têm suas características peculiares e não possuem a capacidade de transformação.
d.
O conceito de dualidade não é pertinente à figura feminina, portanto, não é possível afirmar que “bruxa” e “fada” são formas simbólicas da condição da mulher.
e.
A fada, diferentemente da bruxa, é uma mulher muito bonita e vaidosa, que busca, a qualquer preço, a autorrealização.
1 pontos
Pergunta 7
Aponte a alternativa que NÃO apresenta características do texto literário.
a.
Na literatura, as palavras conquistam novos espaços e passam novas possibilidades de perceber a realidade.
b.
Na literatura, o autor sente, escolhe e manipula as palavras, organizando-as para que produzam um efeito que vá além da sua significação objetiva.
c.
Na literatura, o autor procura aproximar as palavras do imaginário, pluralizando os seus sentidos.
d.
Na literatura, o trabalho do escritor é fruto de sua imaginação, sendo a obra, fruto desse trabalho.
e.
Na literatura, o autor prende-se à norma padrão da língua, visto que a escrita literária é pautada em um conjunto de saberes ou de habilidades de escrever e ler bem.
1 pontos
Pergunta 8
Leia o texto e os trechos de fábulas que seguem.
A fábula, gênero narrativo que surgiu no Oriente, significa história, jogo, narrativa ou conto. São composições literárias em que as personagens são geralmente animais, forças da natureza ou objetos, que apresentam características humanas, tais como a fala, os costumes etc. Essas histórias, orais em sua origem, geralmente terminam com um ensinamento moral de caráter instrutivo.
I. Nunca faças aos outros o que não gostas que te façam a ti.
II. Se a tal proclamação está mesmo em vigor, não há nada a temer.
III. É preciso ter cuidado com amizades repentinas.
IV. Nenhum ato de gentileza é coisa vã. Não podemos julgar a importância de um favor pela aparência do benfeitor.
Das afirmativas, quais podem ser consideradas ensinamentos morais?
a.
I, III e IV.
b.
I, II e III.
c.
I e III.
d.
II, III e IV.
e.
I e IV.
1 pontos
Pergunta 9
Tendo por base o conceito de que, na literatura, as palavras ultrapassam seus limites de significação, observe os textos abaixo.
I. Em Paris, riram-se muito das súplicas do maire, que parecia estar a telefonar de um canil à hora de ir servir-se o almoço dos cães, e só a instantes rogos de um deputado da maioria, na comuna nascido e criado, portanto conhecedor das lendas e narrativas locais, é que acabaram por ser despachados para o sul dois veterinários qualificados do Deuxième Bureau, com a especial missão de estudarem o fenômeno insólito e apresentarem relatório e propostas de ação. Entretanto, desesperados, no limiar da surdez, os habitantes tinham espalhado pelas ruas e praças da aprazível estância balnear, agora estação infernal, dúzias de bolos de carne envenenados, método de simplicidade suprema, cuja eficácia tem sido confirmada pela experiência em todos os tempos e latitudes. (José Saramago)
II. A maior riqueza do homem
é a sua incompletude.
Nesse ponto sou abastado.
Palavras que me aceitam como sou – eu não aceito.
Não
...