Como um termômetro de gás
Seminário: Como um termômetro de gás. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: bruvbarauna • 11/3/2014 • Seminário • 533 Palavras (3 Páginas) • 252 Visualizações
Como funciona o termômetro de gas:
Este tipo de termómetro, utiliza um gás como fluido termométrico. É constituído por uma massa fixa de gás num volume constante. Medindo a pressão com um manómetro, pode inferir-se a temperatura a partir da equação dos gases perfeitos. Os materiais do termómetro não podem sofrer dilatações apreciáveis no intervalo de temperaturas que vão medir, para que o volume não se altere e não se introduzam erros na medição. Este termómetro proporciona um dos métodos mais rigorosos para medição de temperaturas no intervalo de 2,5 K a 1300 K.
Nestes termómetros usa-se como ponto de referência a temperatura do estado em que coexistem, em equilíbrio os três estados físicos da água- gelo, água líquida e vapor. Este estado designa-se por ponto triplo da água e ocorre à pressão Ptrip=610 Pa e à temperatura Ttrip=273,16 K.
Ao colocar o sistema, cuja temperatura se pretende medir, em contacto térmico com o termómetro de gás, a temperatura deste varia, fazendo variar a pressão de acordo com a 2ª lei de Charles e Gay-Lussac:
Ptrip/Ttrip = P/T
Esta lei permite, pois, determinar a temperatura que se quer medir, conhecido Ptrip e Ttrip bem como o valor registado no manómet mc2h2o.blogspot.com/2008/12/termmetro-gs.htmlro.
Como funciona o termômetro clinico
Termômetro clínico: Como funciona e o que verificar ao se comprar um.
Por Ipemsp
O termômetro clínico analógico é formado por um tubo de vidro oco no qual é desenhada uma escala termométrica. No Brasil essa escala tem como unidade de base o Grau Celsius e geralmente parte de 35°C ( limite inferior) até 42°C (limite superior). A menor divisão da escala é décimo de grau, o que permite fazer leituras fracionadas.
No interior do tubo maior existe um outro tubo, muito fino, chamado de tubo capilar, o qual termina num bulbo onde o um líquido sensível ao calor (geralmente mercúrio ou álcool colorido) fica armazenado. Quando colocamos o bulbo em contato com o corpo, o líquido em seu interior se expande e se desloca ao longo do capilar proporcionalmente à temperatura do corpo. Um estrangulamento no capilar, logo após o bulbo, impede que o líquido retorne espontaneamente, permitindo que se faça a leitura da temperatura na escala graduada.
Curiosidades: O símbolo químico do mercúrio é Hg. Acontece que, antigamente, o mercúrio era chamado de hidrargiro, do latim hidrargirium (hidra=água – argentum=prata) que significa prata líquida.
ipemsp.wordpress.com/.../termometro-clinic
Termômetro para Refrigeração Biometálico 5121.02.1.00 - INCOTERM
Termômetro bimetálico, com anel e fundo plástico, suporte de metal, escalada tarjada em azul e vermelho.
Escala: -50 +50°C;
Divisão: 1°C;
Diâmetro: 66mm;
Limite de erro: 2°C;
Material:
...