Comunicação E Expressao
Casos: Comunicação E Expressao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diocaine • 7/10/2014 • 543 Palavras (3 Páginas) • 2.097 Visualizações
1) (ENEM 2003) No ano passado, o governo promoveu uma campanha a fim de reduzir os índices de violência. Noticiando o fato, um jornal publicou a seguinte manchete:
CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA DO GOVERNO DO ESTADO ENTRA EM NOVA FASE
A manchete tem um duplo sentido, e isso dificulta o entendimento. Considerando o objetivo da notícia, esse problema poderia ter sido evitado com a seguinte redação:
(A) Campanha contra o governo do Estado e a violência entram em nova fase.
(B) A violência do governo do Estado entra em nova fase de Campanha.
(C) Campanha contra o governo do Estado entra em nova fase de violência.
(D) A violência da campanha do governo do Estado entra em nova fase.
(E) Campanha do governo do Estado contra a violência entra em nova fase.
Resolução
A ambiguidade da frase em questão se deve a que, na ordem em que as palavras estão dispostas, o termo “do governo do Estado” pode referir-se, como adjunto adnominal, tanto a “campanha” quanto a “violência”. Assim, poder-se-ia entender (1) “campanha do governo do Estado” ou (2) “violência do governo do Estado”. O sentido é, evidentemente, (1), como propõe à alternativa E.
2) (ENEM 2003) A Propaganda pode ser definida como divulgação intencional e constante de mensagens destinadas a um determinado auditório visando criar uma imagem positiva ou negativa de determinados fenômenos. A Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos. Alguns princípios da Propaganda são: o princípio da simplificação, da saturação, da deformação e da parcialidade.
(Adaptado de Norberto Bobbio, et al. Dicionário de Política)
Segundo o texto, muitas vezes a propaganda.
(A) não permite que minorias imponham ideias à maioria.
(B) depende diretamente da qualidade do produto que é vendido.
(C) favorece o controle das massas difundindo as contradições do produto.
(D) está voltada especialmente para os interesses de quem vende o produto.
(E) convida o comprador à reflexão sobre a natureza do que se propõe vender.
Resolução
O texto não afirma explicitamente o que está contido na alternativa D, mas permite que o leitor chegue a essa conclusão, ao afirmar que “a Propaganda está muitas vezes ligada à ideia de Manipulação de grandes massas por parte de pequenos grupos”. “Quem vende o produto” faz parte, evidentemente, dos “pequenos grupos” que, através da propaganda, manipulam, conforme seus interesses, “grandes massas” de consumidores.
Instruções: As questões de números 4 e 5 referem-se ao poema abaixo.
Epígrafe*
Murmúrio de água na clepsidra** gotejante,
Lentas gotas de som no relógio da torre,
...