Convide Seus Amigos
Monografias: Convide Seus Amigos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Elainenair • 13/6/2013 • 1.012 Palavras (5 Páginas) • 315 Visualizações
Introdução
O ambiente das organizações se apresenta cada vez mais desafiador. Saber negociar neste contexto globalizado é um episódio de processos e culturas da organização. Vamos apresentar neste trabalho, baseando em teorias de alguns autores, técnicas e princípios para se negociar. Para assim termos uma noção de como negociar nos dias de hoje, atinando-se que em todos os aspectos de nossa vida, temos que utilizar das técnicas de negociação. Nos dias de hoje a globalização esta exigindo de nós trabalhadores, liberais ou formais, buscarem novos conceitos pessoais e profissionais. A negociação presentemente é um fato relevante na laboração do profissional, na administração do empresário, na ótica pessoal e do cliente, é sem dúvida nenhuma de tomada de decisões. A negociação é um advento básico universal. É importante lembrar que em uma negociação vários requisitos serão relevantes. A ética, o conflito, aspecto pessoal e interpessoal, e o planejamento. Pedir aumento salarial nada mais é que negociar. Para enriquecer os argumentos e conseguir um aumento de salário, e necessário que avalie seu grau de amadurecimento e merecimento, as pessoas precisam ter consciência de seu valor dentro da organização, reunir argumentos, pesquisar o valor de mercado, escolher o momento certo, ser objetivo durante a conversa. Destacamos neste trabalho a arte de negociar e o que um bom negociador pode fazer para atingir seus objetivos.
DESENVOLVIMENTO
1. Conceito e Características da Negociação
As organizações dependem das pessoas para o sucesso de suas operações, a diferente negociação tem o objetivo de alcançar metas. Entre alguns autores destacamos as diferentes técnicas de negociação: segundo Martinelli, a negociação através de uma visão sistêmica possibilita o negociador, até numa forma hierárquica a poder tomar decisões e enxergar varias situações que ocorrem dentro de um processo de negociação, numa forma mais abrangente, facilitando assim uma ação mais eficaz dentro da negociação. Porém Perlitz achava que além de uma visão sistêmica e holística, o negociador deve ser capacitado e ter inclusive habilidades diplomáticas para fazer uso dentro de qualquer tipo de negociação, além de que segundo ele o negociador deve ter conhecimento específico ou noções em todas as áreas de atuação em que ele estiver saber falar e ouvir e ter bom senso dentro do processo, sabendo e tendo segurança na hora de colocar propostas a mesa e que elas sejam concretas e embasadas. O negociador restritivo, aquele que toma e controla diretivo e controlador: São negociadores que fazem tudo sozinhos, ou quando requer a contribuição das pessoas, eles querem que sejam de seu jeito. Muitas vezes não são bem quistos por serem autoritários em tudo que demonstram fazer. O negociador ardiloso, aquele que mantém e conserva afirmativo, números, metódico, perfeccionista, e o analítico: Estes negociadores são considerados detalhistas, opinam mesmo sem serem solicitados, podem vir adiar a negociação tentando obter melhor resultado. Tornam-se pouco viáveis num mercado tão competitivo nos dias atuais. O negociador amigável, atrativo, caloroso, racional, afável, e catalisador: Este tipo de negociador é considerado o mais simpático, pois se foca no relacionamento em equipe, procura o interesse de todos. Portanto, em nossa opinião devemos usar ambos os conceitos, aproveitando as características de cada um e formando, gerando motivação e conseqüentemente a conquista do objetivo e metas da organização. Uma única estratégia ou até mesmo um novo conceito em negociação, como as habilidades de contato com o ser humano e a sensibilidade além de conhecimentos específicos em toda área de atuação de um negociador.
Negociar é mais que arte, representa o processo
...