Células-tronco
Resenha: Células-tronco. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carugli • 2/10/2013 • Resenha • 262 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Células-tronco são aquelas que iniciam o desenvolvimento da vida humana, ou seja, aquela que dá origem a todas as outras células, com característica de auto-renovação e capacidade de produzir células diferenciadas de si.
As células-troncos podem ser embrionárias e adultas.
As embrionárias são retiradas das células tótipotentes, que são as células encontradas até a fase da mórula (terceiro dia de desenvolvimento), essas células são retiradas da massa interna do blastocisto.
Já as células-troncos adultas podem ser isoladas de qualquer tecido do próprio paciente, eliminando o problema de rejeição. Porem são células que tem o poder de dar origem a outras células mais limitado. Cientistas tentam provar que essas células são seriam apenas multipotentes, mas sim pluripotentes – gerando a possibilidade de transplantes de órgãos do próprio paciente. Porém essas células adulta tem 2 fatores que as limitam: a raridade e a sua perda rápida de capacidade de divisão em contraste com as embrionárias.
O uso das células-tronco permitirá recriar tecidos e repetir sua geração. Em alguns tipos de doenças e terapia celular é valida.
A utilização das células-troncos, para fins terapêuticos e de pesquisas, foi aprovado pelo senado em 2004, desde que a mesmas fossem obtidas através de embriões produzidos in vitro.
A pesquisa com células-tronco é uma área de inovação, porém também é uma área que gera muito debate sobre ética e religião, pensando nisso foram feitas pesquisas com células-tronco embrionárias e adultas com base em trabalho realizado no CCS na UFRJ. Trata-se de entrevista semiestruturada com roteiro para que fosse estuda as opiniões em questões éticas e sociais referentes à pesquisas com células-tronco.
...