DIDATICA Ii
Trabalho Escolar: DIDATICA Ii. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jubsmm • 15/9/2014 • 378 Palavras (2 Páginas) • 375 Visualizações
Questão 1:
Participação nos 02 (dois) Fóruns da disciplina Didática II. Aqui serão considerados/pontuados 01 (um) comentário principal, entre 6 e 8 linhas, em CADA UM DOS FÓRUNS e 01 (um) comentário em continuidade, entre 4 e 6 linhas, também em cada um dos Fóruns. (2,0 pontos)
Questão 2:
Publicação de três atividades na Ferramenta EXPOSIÇÃO, conforme orientações e indicações nas Unidades 1, 2 e 3 DO EVA. (3,0 pontos)
Questão 3:
Para aprofundar os estudos da Unidade 1 leia o artigo de Fernando Becker “Modelos pedagógicos e modelos epistemológicos”, disponível em: <http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20131210160136.pdf> acesso em 12 ago 2014, e também na Midiateca do EVA da disciplina. O autor analisa a pedagogia diretiva, a pedagogia não diretiva e a pedagogia relacional. Você deverá transcrever/copiar um trecho, entre 3 e 5 linhas, de cada uma das pedagogias, onde fica evidenciado o papel/a ação do professor. Em seguida, deverá elaborar um texto, entre 06 e 10 linhas, identificando e justificando qual pedagogia você adota, ou pretende adotar, como (futuro(a)) educador/educadora: (1,5 pontos)
. Papel/ação do professor na pedagogia diretiva:
As carteiras estão devidamente enfileiradas e suficientemente afastadas umas das outras para evitar que os alunos troquem conversas. Se o silêncio e a quietude não se fizerem logo, o professor gritará para um aluno, xingará outra aluna até que a palavra seja monopólio seu.
. Papel/ação do professor na pedagogia não diretiva:
O aluno já traz um saber que ele precisa, apenas, trazer à consciência, organizar, ou, ainda, rechear de conteúdo. O professor deve interferir o mínimo possível. Qualquer ação que o aluno decida fazer é, a priori, boa, instrutiva. É o regime do laissez-faire: “deixa fazer” que ele encontrará o seu caminho. O professor deve “policiar-se” para interferir o mínimo possível.
. Papel/ação do professor na pedagogia relacional:
O professor traz algum material - algo que, presume, tem significado para os alunos. Propõe que eles explorem este material - cuja natureza depende do destinatário: crianças de pré-escola, de primeiro grau, de segundo grau, universitários, etc.
. Minha opção:
Atualmente o exercício da docência obriga ao tutor possuir certos talentos e ser munido de grande criatividade, se tornando um ser atualizado e possuído de inúmeras qualidades, devido ao fato de estar concorrendo com meios de comunicação poderosos, como a Internet.
...