DIDATICA PRATICA E DIDATICA TEORICA
Casos: DIDATICA PRATICA E DIDATICA TEORICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jupefa • 17/6/2013 • 336 Palavras (2 Páginas) • 2.472 Visualizações
DIDATICA PRATICA E DIDATICA TEORICA
Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino, destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os diferentes processos de ensino e aprendizagem decorrente da relação básica entre professor e o aluno num momento histórico determinado, com objetivo de dirigir e orientar a aprendizagem. A discussão sobre a didática prática e a didática teórica apresentam diferentes situações em relação a suas metodologias no processo de ensino, tornando a ação educativa importante.
A didática teórica tem objetivo de planejar e elaborar conteúdos que serão aplicados em sala de aula, desenvolvida nos programas das disciplinas. É o processo inicial para seleção, organização de métodos de ensino, recursos materiais e formas de avaliação. Didática prática é todo planejamento teórico que será vivenciado pelos professores a partir do trabalho pratico em sala de aula. A prática não tem compromisso com os elementos teóricos estudados, é particularmente voltada aos interesses e necessidades práticas dos alunos.
A didática teórica tem um papel fundamental no processo pedagogico, e se contradiz com a prática cotidiana, uma vez que o professor sendo parte integrante deste processo participa pouco ou nada da concepção e elaboração do processo de trabalho que irão desenvolver com seus alunos. Onde, na maioria das vezes os professores não conseguem definir e alcançar os objetivos pré-estabelecidos. Portanto é de extrema importância que o professor realize um acompanhamento dessa ação, a fim de alterá-la sempre que se constatar Inadequação nas decisões previamente tomadas.
A didática teórica prepara o professor para ser um profissional liberal que detém o controle do processo de ensino. No entanto, a didática pratica ocorre numa organização do trabalho em que o professor é um assalariado do ensino e, na hierarquia de funções dentro da escola, ocupa a posição de executor de tarefas, não detendo, portanto, o controle sobre o processo de ensino e seus resultados. A contradição entre a didática teórica e a didática prática gera a necessidade de elaboração de alternativas para enfrenta-la.
...