Pratica Didatica
Artigos Científicos: Pratica Didatica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jordanarodrigues • 6/9/2013 • 293 Palavras (2 Páginas) • 376 Visualizações
Salada de gols
Publico alvo: Alunos de oito e nove anos
Objetivos: vivenciar capacidades táticas básicas, estruturas funcionais e o desenvolvimento da inteligência tática e interação.
Material: uma bola, oito cones, cinco cordas ou cinco arcos.
Roda inicial: os alunos reunidos em circulo para explicar a atividade e saberem o que já conhecem sobre o assunto.
Vivencia: Duas equipes jogam no campo e dispõem de várias formas de obter pontos. A primeira é fazendo um passe indireto
(quicado) para um colega por entre dois cones (colocados a três metros entre si, na forma de um gol). Vale um ponto e continua o jogo com a mesma equipe em posse da bola. A equipe em posse da bola procura fazer quantos passes e gols o adversário permitir.
Uma segunda alternativa para se fazer o gol é quicar a bola dentro de um círculo formado por uma corda ou arco, que estão distribuídos aleatoriamente no campo de jogo.
Não se pode fazer mais de um ponto por vez nos círculos. A terceira forma de se fazer gol é lançando a bola contra um “plinto” colocado no círculo central (que não pode ser invadido pelos jogadores). Uma quarta forma de se fazer gol, consiste em premiar cada interceptação de passe ou roubar uma bola passada pelo adversário com um ponto. A característica do jogo está centrada em que os jogadores sugiram formas de fazer ponto e os valores dos mesmos. Deve prevalecer o princípio da quantidade antes da qualidade.
Variações:
Os gols feitos com cones podem ser mudados de distância
Fazer sem quicar a bola
Discussão final: Volta-se a calma e conversamos novamente para saber dos alunos o que eles acharam, e sugestões do que poderia ser feito na próxima aula. E o que cada um absorveu daquele momento.
...