Democratização da educação pública
Resenha: Democratização da educação pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JCAA • 18/8/2014 • Resenha • 258 Palavras (2 Páginas) • 237 Visualizações
A democratização do ensino público
No Brasil, a maioria dos indivíduos pobres são negros ou índios. Esse fato faz com que muitas universidades adotem cotas raciais para o ingresso em suas instituições, a fim de facilitar o acesso à educação para essas pessoas e, consequentemente, reduzir as desigualdades sociais. Entretanto, essa medida é errada, pois não aborda esse problema na sua origem, servindo apenas como medida paliativa.
Os indivíduos que são a favor das cotas raciais, geralmente, afirmam que a facilitação do ingresso nas universidades públicas para negros e índios irá permitir a maior democratização do ensino superior. Em virtude disso, essas cotas ajudariam a reduzir os problemas históricos no que concerne à pobreza e à marginalização desses indivíduos.
Por outro lado, a existência dessas cotas poderá influenciar a discriminação aos indivíduos beneficiados, uma vez que os princípios da meritocracia e da isonomia serão violados, o que pode gerar um sentimento de indignação por parte dos outros candidatos.
Outro aspecto a ser salientado é que a implantação das cotas não será uma solução absoluta, pois o principal problema não é o nível de exigência das universidades, mas sim a qualidade do ensino público.
Dado o exposto, percebe-se que as cotas raciais não irão reduzir efetivamente as desigualdades sociais. Em vez disso, as autoridades competentes devem investir mais nas escolas públicas, a fim de que todos os alunos, independentemente de suas origens, tenham as mesmas condições de aprovação no vestibular. Por fim, as pessoas devem cobrar dos governantes o cumprimento dessas ações, pois a educação de qualidade é um direito de todos os brasileiros.
...