Dispositivos e Circuitos Eletrônicos
Por: jotaigor • 5/9/2016 • Projeto de pesquisa • 1.352 Palavras (6 Páginas) • 409 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE ANÁPOLIS[pic 1]
Av. Universitária, N°. 683 – Centro – Anápolis-GO – CEP 75080-150
ATPS
DISPOSITIVOS
e
CIRCUITOS ELETRÔNICOS
Anápolis
31 de Março de 2016
Curso: Engenharia Elétrica
Professor: Luciano A. Valle
Disciplina: Dispositivos e Circuitos Eletrônicos
Alunos RA TURMA
Ismael Pereira Farinha Gomes 8411164292 7ªA
Luciano de Oliveira Torres 9855492592 6ªA
Juares Araújo Campos Junior 6453334313 7ªA
Tarcísio Santos Ribeiro 6653376861 7ªA
Fyama Mello Ali Ganem 4997020681 7ªA
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO___________________________________________________04
2 - REFERENCIAL TEÓRICO__________________________________________05
3 - ANÁLISE TEÓRICA_______________________________________________06
4- SIMULAÇÃO NO CIRCUIT MAKER___________________________________09
5 - CONCLUSÃO___________________________________________________11
6 - BIBLIOGRAFIA__________________________________________________12
1- INTRODUÇÃO
A proposta desta ATPS consiste em elaborar um trabalho sobre um circuito amplificador de sinal e programar sua simulação física, para isso utilizaremos o circuitmaker. Neste momento estão as etapas 1 e 2 da ATPS juntas. Apresentaremos a análise teórica do comportamento do circuito amplificador para um sinal de áudio genérico em baixa, média e alta frequência juntamente com a simulação física do circuito.
2- REFERENCIAL TEÓRICO
Análise para baixas frequências.
Como sabemos que a relação freqüência e capacitância são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a freqüência menor será a reatância capacitiva. Para o amplificador TBJ ou FET de um único estágio, nas baixas freqüências, a freqüência de corte é determinada pela relação RC pelos capacitores Cc e pela rede Ce e Cs que determina os parâmetros resistivos.
Para cada elemento capacitivo pode ser estabelecido um circuito RC e pode ser determinada a freqüência na qual a tensão cai a 70,7% do seu valor máximo. Uma vez determinada a freqüência de corte para cada capacitor, a freqüência de corte inferior f1 do sistema pode ser determinada.
Segue abaixo o circuito amplificador que utilizaremos para um sinal de áudio qualquer que analisaremos e que serve tanto para o TBJ quanto para o FET.
[pic 2]
Amplificador TBJ com carga, com capacitores que afetam a resposta em baixas freqüências.
A análise desta seção empregará a configuração de polarização por divisor de tensão com carga, mas os resultados obtidos poderão ser aplicados a qualquer configuração do TBJ ou de forma similar ao FET. Se as frequências fLs (frequência de corte em relação ao capacitor Cs e os resistores Rs e Ri), fLc (frequência de corte em relação entre o capacitor Cc e os resistores Rc e RL), fLe (frequência de corte em relação ao capacitor Ce e o resistor Re) estão relativamente distantes entre si, a frequência de corte mais alta determinará a frequência de corte inferior do sistema. Se houver duas ou mais freqüências de corte altas, o resultado será o aumento da freqüência de corte inferior e a redução da banda passante (diferença entre f2 e f1, ou seja, freqüência de corte superior menos frequência de corte inferior) resultante do sistema. Assim, há uma interação entre elementos capacitivos que podem afetar a freqüência de corte inferior do sistema.
No entanto, se as freqüências de corte estabelecidas por cada capacitor diferem suficientemente entre si, o efeito de uma sobre a outra poderão ser desprezados.
3- ANÁLISE TEÓRICA
Para analisar o comportamento de cada relação RC do circuito, e verificar qual será a frequência de corte inferior f1(maior entre elas), seguiremos os passos descritos adiante:
Análise Cs
Como o capacitor Cs está normalmente conectado entre a fonte aplicada e o dispositivo ativo, a forma geral da configuração RC é estabelecida pelo seguinte circuito abaixo:
[pic 3]
A resistência total é Rs + Ri e a frequência de corte é determinada utilizando a equação:
[pic 4]
O valor de Ri para a equação acima é determinado pela fórmula
[pic 5]
Análise Cc
Como o capacitor de acoplamento está normalmente conectado entre a saída do dispositivo ativo e a carga aplicada, a configuração RC que determina a frequência de corte inferior devido a Cc apresenta no circuito abaixo:
[pic 6]
A resistência total em série agora é Ro + RL e a freqüência de corte devido a Cc pode ser determinada pela equação:
...