EMPRESA EXPLORADOURAS DE OURO DO BRASIL
Por: Elisa Müller • 11/7/2018 • Trabalho acadêmico • 428 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
GEOGRAFIA
ALINE, APOEMA E ELISA
OURO
ARACRUZ
2016
PRINCIPAIS USOS:
- O ouro é muito importante na fabricação de naves espaciais, comunicações, computadores, motores de reação na aviação, e em diversos outros produtos.
- Por conduzir eletricidade facilmente e resistir à oxidação, ele tem um amplo uso em eletrodeposição, ou seja, cobrir com uma camada de ouro as superfícies de conexões elétricas, para assegurar uma conexão de baixa resistência elétrica e livre do ataque químico do meio. O mesmo processo pode ser utilizado para o douramento das peças, aumentando a sua beleza e valor.
- Como a prata, o ouro pode formar amálgamas (ligações metálicas) com o mercúrio que, algumas vezes, é empregado em restaurações dentárias.
- O ácido cloroáurico é empregado em fotografias.
- O isótopo de ouro 198Au, é usado em alguns tratamentos de câncer e em outras enfermidades, com meia-vida de 2,7 dias.
- É usado no recobrimento de materiais biológicos, permitindo a visualização através do microscópio eletrônico de varredura.
- Sendo o ouro um refletor de luz infravermelha, também é usado como cobertura protetora de muitos satélites.
PROPRIEDADES FÍSICAS:
- Número atômico: 79
- Peso atômico: 196,967
- Ponto de fusão: 1.063º C
- Ponto de ebulição: 2.966º C
- Densidade: 19,3 (20º C)
Com isso, podemos dizer que o ouro é encontrado na natureza em seu estado sólido. No garimpo a beira de rios ele fica no fundo juntou com outros sedimentos.
OCORRÊNCIA:
- Principais estados brasileiros produtores: Minas Gerais, Pará, Goiás e Mato Grosso.
- A África do Sul é o principal produtor de ouro, extraindo aproximadamente dois terços de toda a demanda desse metal no mundo, vindo logo depois a Austrália e a China.
EMPRESA EXPLORADOURAS DE OURO DO BRASIL:
- Kinross Paracatu – MG.
- Vale
- Itaminas Comércio de Minérios
- Companhia Siderúrgica Nacional
- Samarco Mineração
- Feterco Mineração
- Mineração Macará – GO.
PRINCIPAIS CONFLITOS E IMPACTOS CAUSADOS PELA EXPLORAÇAO:
A população de Paracatu está cronicamente exposta ao arsênio e outras substâncias tóxicas contidas nos rejeitos da atividade de mineração de ouro a céu aberto, realizada pela empresa Rio Paracatu Mineração (RPM-Kinross) nas adjacências da cidade. Casos de doença renal, doença neurológica, doença cardiovascular, câncer, cegueira, diabetes, aplasia medular e outras doenças identificadas em Paracatu podem estar relacionados à atividade, segundo o médico, patologista e geneticista Sérgio Ulhoa Dani. Existem ainda evidências, revistas pelo mesmo autor e publicadas em revista científica de circulação internacional e corpo editorial, da criação e transmissão de mutações genéticas de efeitos deletérios sobre a espécie humana.
...