ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Pesquisas Acadêmicas: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: dayannny • 14/10/2014 • 2.576 Palavras (11 Páginas) • 305 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL DE PORANGATU
CURSO: PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Ana Jéssica Souza RA: 406717
Margarida G. de B. Matos RA: 412036
Raimunda do N. S. Andrade RA: 438340
Ruth R. Mendes RA: 415117
Zelma C. Santos RA: 425045
Porangatu –GO
Abril./2013
Ana Jéssica Souza RA: 406717
Margarida G. de B. Matos RA: 412036
Raimunda do N. S. Andrade RA: 438340
Ruth R. Mendes RA: 415117
Zelma C. Santos RA: 425045
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Atividade Prática Supervisionada apresentada a Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota parcial no I bimestre da disciplina Estrutura e Organização da Educação Brasileira do prof. Reinaldo Aparecido Tenório.
Porangatu –GO
Abril./2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo apresentar a lei de Diretrizes é Base da Educação Brasileira cujo o intuito é oferecer mudanças no ensino brasileiro para que haja escolas iguais para todos com estrutura adequada, recursos financeiros materiais didáticos, professores que possam seguir as normas pedagógicas onde possa estabelecer uma ampla visão em relação do que é ensinado.
Além de aprofundar na compreensão da estrutura do sistema e competência e responsabilidade.
Estrutura do sistema do ensino: federal, estadual e municipal.
O sistema de ensino tem pontos normais como: os elementos e conjuntos que são organizados entre eles, as ideias e as disciplinas adotadas.
Organizado por conjunto de escolas que tem mesmas características.
Formada pela constituição de ensino conjunto de leis e normas. São elementos interdependentes para construir uma unidade completa.
Os sistemas alteram-se para haver varias diferenças.
Mas esses elementos e sistemas em geral. Organizam-se e ajustam suas diferenças, para haver uma boa organização e trabalhe de forma bem organizada, democrática e participativa.
O sistema de ensino tem pontos habituais como: os elementos e conjuntos que são organizados entre si, as ideias e as disciplinas por elas adotadas.
Verificando a lei 5.692, de 11 de agosto de 1971.
Na nova LDB refere-se à administração em varias esferas como o sistema de ensino federal, estadual e municipal.
Observando a lei, os sistemas de ensino têm autonomia na organização e o município tem o direito de optar pela integração estadual de ensino ou composição de educação básica de ensino fundamental e médio, se tornando um ensino único.
Seus órgãos administrativos são:
• MEC: Ministério de Educação
• CNE: Conselho Nacional de Educação
• SEE: Secretária Estadual de Educação de Educação
• CEE: Conselho Estadual
• DRE: Delegacia Regional de Educação e Subsecretária.
• SME: Secretaria Municipal de Educação
• CME: Conselho Municipal de Educação
As escolas federais têm o órgão administrador que é o MEC (Ministério da Educação).
Também o conselho nacional que o acompanha em suas organizações. As escolas estaduais têm o secretário estadual de educação o conselho estadual e delegacia regional que abrange todas as regionais e a subsecretaria.
O município e organizado pela Secretaria Municipal de Educação e o Conselho Municipal de Educação.
Esses órgãos administrativos reúnem e debatem todos os seus interesses e às vezes há divergências entre ambas as partes. Para isso existe a democracia e compreensão e tudo chega ao seu devido lugar.
Também há professores que se organizam melhor, estudando mais e fazendo cursos de capacitação para melhorar o aprendizado dos alunos.
Educador mais estruturado tem como desenvolver bem seu trabalho, beneficiando não só educando, mas também toda sua família, pois tem que existir muita dedicação ao seu trabalho e capacitação.
Dos níveis e das modalidades de educação
Os níveis de educação são voltados à educação básica que constitui-se ensino infantil, fundamental, médio e educação de jovens adultos.
Que fica a cargo de cada instituição organizar de acordo com as regras comuns para cumprir os duzentos dias letivos, avaliar o educando de modo que haja desempenho escolar, aprendizado e frequência.
Na educação infantil o objetivo é avalias as crianças na primeira etapa da educação escolar que tenham de 3 a 6 anos de idade de modo que cada educando aprenda a desenvolver em suas atividades escolares.
O ensino fundamental é obrigatório e gratuito nas escolas publica que desenvolve o aluno mediante a capacidade na leitura, escrita e calculo.
No ensino médio,
...