Elementos Coesivos Ou Mecanismos De Coesao
Ensaios: Elementos Coesivos Ou Mecanismos De Coesao. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FerPires • 11/6/2013 • 2.720 Palavras (11 Páginas) • 8.079 Visualizações
Elementos Coesivos ou Mecanismos de Coesão
Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro.
Os elementos de coesão determinam a transição de ideias entre as frases e os parágrafos.
Coesão por referencia: Os elementos de referencia são aqueles que não têm um significado por si mesmo, pois remetem a outros itens do texto que são necessários à sua interpretação.
Na Coesão por referencia, “há total identidade referencial entre o item de referencia e o item pressuposto”.
Exemplo:
1- Pedro e Maria são crianças ingênuas. Eles aceitaram doces de estranhos. (referencia pessoal).
2- Essa discussão está sendo igual à de ontem. (referencia comparativa).
Coesão por substituição: Ocorre quando um item é colocado no lugar de outro elemento do texto ou, até mesmo, de uma oração inteira. Na coesão por substituição, a identidade referencial entre o item de referencia e o item pressuposto não é total ou, nela, há uma especificação nova, pelo menos, a ser acrescentada (o que exige um mecanismo que seja gramatical e não semântico).
Exemplo:
1-Pedro estudou muito para a prova e Maria também.
2-Pedro comeu pudim depois do almoço. Maria fez o mesmo.
Coesão por recorrência: Quando ocorre a repetição de termos anteriores.
Exemplo:
1- Ela Corria, Corria Corria ... (recorrência)
2- Brasil é bonito, é bonito, é bonito...
Coesão sequencial: Ocorre na medida em que um texto progride e , entre seus fragmentos, vai se estabelecendo uma relação pragmática e/ou de significado. Esse tipo de coesão é feito através de palavras de transição.
Palavras de transição:
Começo/introdução , continuidade/adicionar, conclusão, tempo, semelhança, conformidade, causa e consequência, exemplificar e esclarecer.
Numerais:
Exemplo:
1- Foram divulgados dois avisos: o primeiro era para os alunos e o segundo cabia à administração do colégio.
2- As crianças comemoravam junta a vitória do time do bairro, mas duas lamentavam não terem sido aceitas no time campeão.
Nomes deverbais:
Exemplos:
1- Uma fila de centenas de veículos paralisou o trânsito da Avenida Higienópolis, como sinal de protesto contra o aumento dos impostos.
2- A paralisação foi a maneira encontrada... (paralisação, que deriva de paralisar, retoma a ação de centenas de veículos de paralisar o trânsito da Avenida Higienópolis).
Certeza, ênfase: inquestionavelmente, sem dúvida,
Dúvida: talvez provavelmente, possivelmente.
Surpresa,imprevisto:inesperadamente, inopinadamente.
Lugar, proximidade, distância: perto de, próximo a ou de.
Resumo, recapitulação, conclusão: em suma, pois (entre vírgulas).
Causa e consequência. Explicação: por consequência, como (= porque).
Texto Dissertativo/Argumentativo
É uma modalidade de texto em que se defende um ponto de vista. Nele a argumentação é importante, uma vez que apresenta fundamentos para sustentar a tese. Quanto o produzimos, devemos observar certas normas de organização bastante particulares. Em geral, para se obter maior clareza na exposição do ponto de vista, organiza-se em três partes:
Introdução: apresenta-se a ideia ou ponto de vista que será defendido;
Desenvolvimento ou argumentação: desenvolve-se o ponto de vista para convencer o leitor, é preciso usar uma sólida argumentação citar exemplos, recorrer a opiniões de especialistas, fornecer dados, etc.);
Conclusão: dá-se um fecho coerente com o desenvolvimento, com os argumentos apresentados.
Por suas características, o texto argumentativo requer uma linguagem mais sóbria, denotativa. O uso da figura de linguagem deve ser com valor argumentativo. As orações devem se dispor, de preferência, em ordem direta. É preferível o uso da terceira pessoa, caracterizando o texto argumentativo objetivo. O texto argumentativo não apresenta uma progressão temporal; os conceitos são genéricos, abstratos e, em geral não se prendem a uma situação de tempo e espaço. Por isso os verbos no presente. Trabalha-se com períodos compostos, com o encadeamento de ideias; nesse tipo de construção, o adequado emprego dos conectores (preposições, conjunções e pronomes relativos) é fundamental para obter um texto claro, coerente, coeso e elegante.
Estrutura textual dissertativa assim organizada:
1º parágrafo: Introdução com apresentação da tese a ser defendida;
2º parágrafo: Há o desenvolvimento da tese com fundamentos argumentativos;
3º parágrafo: A conclusão é desenvolvida com uma proposta de intervenção relacionada à tese.
NARRATIVO , DESCRITIVO
NARRAÇÃO: A narração consiste em arranjar uma sequencia de fatos na qual os personagens se movimentam num determinado espaço à medida que o tempo passa.
O texto narrativo é baseado na ação que envolve personagens, tempo, espaço e conflito. Seus elementos são: narrador, enredo, personagens, espaço e tempo.
Dessa forma, o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:
Esquematizando temos:
- Apresentação;
- Complicação ou desenvolvimento;
- Clímax;
- Desfecho.
...