Elementos Coesivos
Ensaios: Elementos Coesivos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilamiguel • 10/11/2013 • 388 Palavras (2 Páginas) • 661 Visualizações
entos Coesivos ou Mecanismos de coesão possíveis
Frequentemente, ao lermos ou ouvirmos algum texto, manifestamos nossa avaliação: isso faz sentido, é coerente; aquilo não faz sentido, não é coerente.
De um modo geral, tentamos produzir sentidos para o que lemos ou ouvimos, recorrendo aos nossos conhecimentos sociocognitivo-interacionalmente constituídos.
Vejamos a tirinha a seguir:
A coerência serve para dar sentido ao texto não precisamos apontá-la, destacá-la, sublinhá-la nós leitores percebemos a presença da coesão com o texto, participamos de um processo de interação com o leitor e o texto, colocam pistas pra nos ajudar à entende-las melhor, e através dos nossos conhecimentos que construímos a coerência.
Vejamos a tirinha a seguir:
Podemos dizer de um texto sem coerência é o fato de acabar com um ponto de interrogação, havendo um conjunto de frases sem sentido sem ligação. Que relação podemos dizer sobre esses quadrinhos, como vemos, produzimos sentido para o texto, apesar de que nos apresenta como incoerente, pois os nossos conhecimentos permitem-nos a construção da coerência.
Coesão Textual
A coesão textual ocorre quando a interpretação de um elemento no discurso é dependente da de outro. Um pressupõe o outro.
Um texto bem construído e, naturalmente, bem interpretado, vai apresentar aquilo que Beaugrande e Dressierchamam de textualidade, conjunto de características que fazem de um texto, e não uma seqüência de frases. Esses
autores apontam sete aspectos que são responsáveis pela textualidade de um texto bem constituído:
A coesão textual ocorre quando a interpretação de um elemento no discurso é dependente da de outro. Um pressupõe o outro.
FATORES LINGUISTICOS FATORES EXTRALINGUISTICOS
Coesão Intencionalidade
Coerência Aceitabilidade
Intertextualidade Informatividade
Situcionalidade
ACEITABILIDADE consiste na maneira pela qual o redator produz o texto, buscando dar-lhe credibilidade e veracidade. Como o público-alvo interpreta e dá sentido ao texto de acordo com seu repertório.
INTENCIONALIDADE é ligado ao objetivo de comunicação.
SITUACIONALIDADE Refere-se ao lugar e ao momento da comunicação. Todos os dados situacionais interferem na produção e recepção do texto.
INTERTEXTUALIDADE é o dialogo entre textos, utilização de outrosdiscursos (jornalísticos, poéticos, literários etc.) para aumentar o poder de argumentação.
INFORMATIVIDADE refere-se ao grau de previsibilidade (expectativa) da informação presente no texto.
Mecanismo de Coesão
• REFERENCIAL
• ELIPSE
...