Emilia Ferreiro
Trabalho Universitário: Emilia Ferreiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raiiane • 3/9/2013 • 405 Palavras (2 Páginas) • 766 Visualizações
Títulos e honrarias
Recebeu seis títulos por seus trabalhos: em 1992, da Universidade de Buenos Aires; em 1995, da UERJ; em 1999, da Universidade Nacional de Córdoba(Argentina); em 2000, da Universidade Nacional de Rosário (Argentina), e, em 2003, das universidades de Comahue (Argentina) e Atenas (Grécia).
Em 2001, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Educativo do governo brasileiro .
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Emilia_Ferreiro
Obras de Emília Ferreiro
- Alfabetização em processo - ed. Cortez
- Atualidade de Jean Piaget - ed. Artmed.
- Com todas as letras - ed. Cortez
- Cultura, escrita e educação - ed. Artmed.
- Os processos de leitura e escrita - ed. Artmed.
- Passado e presente dos verbos ler e escrever - ed. Cortez.
- Psicogênese da língua escrita - ed. Artmed.
- Reflexões sobre alfabetização - ed. Cortez.
Livro Cultura,escrita e educação
Em "Cultura escrita e educação", des¬creve-se como a perspectiva obriga a recolocar aspectos tão importan¬tes como o que é errado e qual o seu papel na construção do conhecimen¬to, o que é legitimo esperar dos mé¬todos de ensino, o papel do docente na aprendizagem, as fronteiras do sis¬tema escolar etc. O fio da pesquisa iniciada na descoberta de teorias es¬pontâneas das crianças sobre a es¬crita conduz à recolocação das rela¬ções no interior do sistema educativo e, mais importante ainda, à análise da localização desse sistema no âm¬bito social.
A obra também nos mostra como a veia aberta nessa aventura pionei¬ra, longe de se ter esgotado, conti¬nua sendo fonte de achados trans¬cendentes. As perguntas formuladas conduziram a novos achados e a novas indagações, que agora são feitas de acordo com a recolocação da cul¬tura escrita em outras ciências. Este livro é o resultado de sete sessões de conversas que Emilia Ferreiro teve com José António Castorina, Rosa Maria Torres e com Daniel Goldin, entre dezembro de 1995 e fevereiro de 1996.
Site: http://www.professorefetivo.com.br/resumos/Cultura-Escrita-e-Educacao.html
Livro Psicogênese da língua escrita
As obras de Emilia – Psicogênese da Língua Escrita é a mais importante – não apresentam nenhum método pedagógico, mas revelam os processos de aprendizado das crianças, levando a conclusões que puseram em questão os métodos tradicionais de ensino da leitura e da escrita. “A história da alfabetização pode ser dividida em antes e depois de Emilia Ferreiro”, diz a educadora Telma Weisz, que foi aluna da psicolingüista.
Site: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/estudiosa-revolucionou-alfabetizacao-423543.shtml
Frases: "Ler não é decifrar, escrever não é copiar"(Emília Ferreiro)
A
...