3 Filósofos construtivistas: Piaget, Vygotsky e Emilia Ferreiro
Artigo: 3 Filósofos construtivistas: Piaget, Vygotsky e Emilia Ferreiro. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: evabento • 22/11/2013 • Artigo • 580 Palavras (3 Páginas) • 2.760 Visualizações
3 filósofos construtivistas: Piaget, Emília Ferreiro e Vygotsky
Desde muito cedo Jean Piaget demonstrou sua capacidade de observação. Formado em Biologia interessou-se por pesquisar sobre o desenvolvimento do conhecimento nos seres humanos. As teorias de Jean Piaget, portanto, tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Daí o nome dado a sua ciência de Epistemologia Genética, que é entendida como o estudo dos mecanismos do aumento dos conhecimentos.
Desde que se interessou por desvendar o desenvolvimento da inteligência humana, Piaget trabalhou compulsivamente em seu objetivo, até às vésperas de sua morte, em 1980, aos oitenta e quatro anos, deixando escrito aproximadamente setenta livros e mais de quatrocentos artigos.
Emília Ferreiro se tornou uma espécie de referência para o ensino brasileiro e seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudo inaugurado pelas descobertas a que chegou o biólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) na investigação dos processos de aquisição e elaboração de conhecimento pela criança – ou seja, de que modo ela aprende. Suas pesquisas, que estudou e trabalhou com Piaget, concentram o foco nos mecanismos cognitivos relacionados à leitura e à escrita.
Tanto as descobertas de Piaget como as de Emília levam à conclusão de que as crianças têm um papel ativo no aprendizado. Elas constroem o próprio conhecimento – daí a palavra construtivismo. A principal implicação dessa conclusão para a prática escolar é transferir o foco da escola – e da alfabetização em particular – do conteúdo ensinado para o sujeito que aprende, ou seja, o aluno.
Lev S. Vygotsky (1896-1934), professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, e nasceu em 17 de novembro de 1896, morreu de tuberculose aos 37 anos. Construiu a sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. A sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. As concepções de Vygotsky sobre o processo de formação de conceitos remetem às relações entre pensamento e linguagem, à questão cultural no processo de construção de significados pelos indivíduos e ao papel da escola na transmissão de conhecimento, que é de natureza diferente daqueles aprendidos na vida quotidiana. Propõe uma visão de formação das funções psíquicas superiores. O aluno não é somente o sujeito da aprendizagem, mas aquele que aprende junto ao outro, o que o seu grupo social produz, tal como: valores, linguagem e o próprio conhecimento.
Referencias bibliográficas:
http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm
http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/emilia-ferreiro-306969.shtml
http://didierpsicopedagogia.blogspot.com.br/2009/07/teoria-construtivista.html
Imagem:
http://adrianaoliveiralima.blogspot.com.br/search/label/alfabetiza%C3%A7%C3%A3o%20construtivista
...