Escritório de Gestão de Recursos Humanos
Resenha: Escritório de Gestão de Recursos Humanos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 40765066 • 16/11/2014 • Resenha • 662 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
1- Revisão Conceitual (referente aos conceitos de Administração de Recursos Humanos, ao processo de Provisão de Pessoas e de Processos Organizacionais (chaves e de apoio)
O ser humano é social e interativo, não vive isolado, mas sim em constante convívio com os seus. Devido a suas limitações individuais as pessoas formam organizações para alcançar objetivos que sozinhos não conseguiriam alcançar.
Para que se tenha êxito em seus objetivos organizacionais e realize sua missão, uma empresa conta com eficiência e dedicação de seus funcionários, que por sua vez contam com que a empresa corresponda suas expectativas na busca de realizar os seus objetivos individuais. Estes funcionários passaram a ser o diferencial competitivo da empresa. As pessoas são agora consideradas como parceiros da organização que ajudam a administrar recursos organizacionais e tomam decisões a respeito de suas atividades, cumprem metas e alcançam resultados previamente negociados.
Esta é uma relação delicada e complexa que vai exigir que organização adote uma estratégia para assegurar o cumprimento adequado do seu objetivo, mantendo seu funcionário motivado e conseqüentemente produtivo.
A ARH é uma especialidade que surgiu a partir do crescimento e da complexidade das tarefas organizacionais. Iniciada por volta do século XX, após o forte impacto da Revolução Industrial, com a denominação inicial de Relações Industriais, que era uma atividade mediadora entre as organizações e as pessoas com o objetivo de reduzir os conflitos entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais das pessoas. Logo o conceito de Relações Industriais foi ampliado e passou a ser tratado por Administração de Pessoal tendo em vista que seu objetivo não era apenas a de intermediar conflitos, mas também administrar as pessoas de acordo com a legislação trabalhista vigente.
A Administração de Recursos humanos (ARH), de acordo com Idalberto Chiavenato, são praticas para conduzir características da posição gerencial relacionados com as pessoas ou recursos humanos que inclui: recrutamento, seleção, treinamento, recompensas e avaliação de desempenho.
Pensava-se que o capital fosse aquilo que segurava o desenvolvimento da industria, quando na verdade era a ineficiência de uma empresa em recrutar força de trabalho que se tornava principal obstáculo na produção. (Chiavenato, 1999)
Ainda conforme Chiavenato é preciso escolher se tratamos pessoas como recursos ou como parceiros da Organização. Empregados tratados como recursos produtivos (Recursos Humanos) são considerados sujeitos passivos e precisam ser administrados para extrair o máximo de rendimento possível deles. Pessoas como parceiros das organizações trazem conhecimentos, habilidades, inteligência, são o capital intelectual das organizações. Conforme podemos ver na imagem a seguir:
Fonte: Idalberto Chiavenato, Gestão de Pessoas, Elsevier 1999, p.07
Em Gestão de pessoas há seis processos considerados básicos para Chiavenato:
Fonte: Idalberto Chiavenato, Gestão de Pessoas, Elsevier 1999, p.12
No processo de agregar pessoas, as empresas já têm as características humanas que elas
...