Estudo Sobre Duas Escolas
Dissertações: Estudo Sobre Duas Escolas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElieneNaia • 24/5/2013 • 3.110 Palavras (13 Páginas) • 960 Visualizações
Escola Municipal “Coronel Camilo Gomes de Araújo”
Rua Boanerges Alves de Paula s/nº
Pinheiro Grosso- Barbacena
História da Escola Municipal Coronel Camilo Gomes de Araújo em Pinheiro Grosso
Não existe na escola documentação de ano de inauguração da mesma, sabe-se que foi fundada por um Coronel, daí o nome. O que existe são placas que contam as reformas e ampliação que a mesma sofreu no decorrer dos anos, irei citá-las abaixo:
Em 05/07/1977: Foi proferido pelo Deputado José Bonifácio Filho a aula inaugural por ocasião da implantação da extensão de séries nesta escola. Neste ano o prefeito era o Sr. Vicente de Paula Araújo e o Secretário de Educação e Cultura era o Sr. Carlos José da Silva Fontes.
Em 26/09/2006: Houve a revitalização das instalações da escola sendo o prefeito municipal o Sr. Martim Francisco Borges de Andrada e o secretário de esportes o Sr. José Augusto F. Naves.
A escola possui um total de 10 salas em que no período da manhã funcionam duas 4ª séries, duas 5ª séries, duas 6ª séries, duas 7ª séries e duas 8ª séries. No período da tarde funciona um primeiro período, dois 2º períodos, duas séries preparatórias, duas 1ª séries, duas 2ª séries e uma 3ª série, tendo no total de 530 alunos. É a única escola do bairro, a grande maioria das crianças da comunidade estuda lá. A mesma ainda segue a gestão autoritária, pois, os alunos não tem voz, não podem dar opinião ou sugerir.
Situa- se na comunidade de Pinheiro Grosso, comunidade que é muito carente, ao seu redor encontra-se algumas moradias, um bar, posto de saúde e um campo de futebol. A mesma se encontra em um prédio simples, mas organizado. Pinheiro Grosso é um bairro, podemos dizer calmo e ao mesmo tempo agitado nos fins de semana. Uma vizinhança agradável, amigável e compreensiva, por causa do barulho. Neste bairro podemos encontrar bares, uma padaria, uma casa dos correios um supermercado, farmácia, posto de saúde e um campo de futebol para a alegria da criançada. A rua principal possui ponto de ônibus e telefones públicos, todo o bairro possui água potável e iluminação “mesmo sendo um bairro pequeno e afastado do centro é muito bom de viver” diz Camila, estudante da 8ª série ou 9º ano.
Em junho é realizada a festa junina, onde todos os alunos da escola participam não só dançando, mas também como voluntários na hora de arrecadar prendas, e na doação dos produtos para o preparo da festa (canjica, açúcar, óleo, massa de tomate,...) a comunidade ajuda como pode. É um evento que mobiliza a população uma vez por ano.
Também é realizado na escola um projeto comunitário contra as drogas (pois atua não só na escola, mas nas famílias também), que se chama PROERD. Veja abaixo o que diz o aluno Douglas Pamplona:
“LUTANDO CONTRA AS DROGAS”
O PROERD é um meio de ajudar as crianças a terem um futuro melhor, uma vida melhor. Graças ao nosso Instrutor, nós alunos da 4ª série, estamos vendo um futuro melhor e um meio de vida legal.
Eu aprendi que estudar é o melhor meio de vida e, graças ao PROERD, nós enxergamos isso, o estudo.
O PROERD nos mostrou que droga não é nada perto de nós. Se eu falar “não” para ela, estarei dizendo sim para uma vida melhor, longe das drogas, cigarros e cocaínas que contêm substâncias perigosas.
Essas substâncias é que prejudicam nossa saúde e nossa convivência com todos. Vamos lutar contra as drogas porque elas nos prejudicam.
Fotos da formatura dos estudantes e suas famílias
Escola Estadual “Professor Soares Ferreira”
Rua Baronesa Maria Rosa-130
Boa Morte- Barbacena
História da Escola Estadual "Professor Soares Ferreira"
A Escola Estadual "Professor Soares Ferreira" foi criada em 1890, com o nome de Gymnásio Mineiro, tendo por modelo o Ginásio Nacional, hoje Dom Pedro II, no Rio de Janeiro.
A criação do estabelecimento se deu em 1º de dezembro de 1890, pelo Decreto Estadual nº 260, assinado pelo então governador, Dr. Crispim Jacques Bias Fortes. Seu objetivo era preparar a mocidade para a matrícula em academias e cursos superiores da República.
A escolha de Barbacena para a sede do internato ocorreu devido, à oferta do prédio, mobília e terrenos anexados pela Sociedade Mineira, com a cláusula de se fundar e manter aqui uma casa de ensino. Entre os diretores responsáveis por esse ato, destacamos: Visconde de Carandaí (Belizário Augusto de Oliveira), Dr. Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Dr. Artur Carneiro de Machado, Dr. Virgílio Martins de Melo Franco e o Major Francisco de Paula Vaz.
Dr. Virgílio tornou-se o primeiro reitor do Gymnásio Mineiro instalado no prédio onde, anteriormente funcionara o Colégio Providência e o Colégio Abílio do Barão de Macaúbas, atual Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).
Em novembro de 1903, criou-se um Curso Primário anexo ao internato e a partir de setembro de 1910, manteve-se um externato, mas só para filhos de famílias residentes em Barbacena.
Em janeiro de 1938, Decreto-Lei nº 64 suprime o internato, continuando o externato até 17de março de 1943, quando o Decreto-Lei nº11941, do presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, autoriza o funcionamento do Gymnásio Mineiro, como Colégio Estadual de Barbacena.
Em 14 de fevereiro de 1949, suas dependências foram cedidas ao Governo Federal para a instalação da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr). O Colégio passa, então, a atender na Praça Conde de Prados, nº 64, por gentileza do Sr. Chaquib Itar Sad, proprietário do prédio (hoje demolido).
Em, 1959, na administração do governador José Francisco Bias Fortes, foi construído e inaugurado o edifício da Rua Baronesa Maria Rosa, nº 130, onde funciona a escola até os nossos dias atuais. O projeto foi do engenheiro Dr. Rafael Hardy Filho e a construção, do engenheiro Dr. Alberto Bouchardet Filho.
Em novembro de 1959, pela Lei Estadual nº 1995, recebe a denominação de Colégio Estadual Professor Soares Ferreira, primeiro grande escritor do município de Barbacena.
• Pela Resolução 810/74, publicada no Minas Gerais de 6 de julho de 1974, o Colégio
...