A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS
Pesquisas Acadêmicas: A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elzileneto • 7/10/2013 • 8.803 Palavras (36 Páginas) • 988 Visualizações
ELZILENE ARAÚJO FIALHO
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS
PALMAS
2009
ELZILENE ARAÚJO FIALHO
A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS SURDAS: MÉTODOS DE ENSINO EM DUAS ESCOLAS DE PALMAS - TOCANTINS
Monografia apresentada no Curso de Pedagogia do Campus Universitário de Palmas para a obtenção do grau de licenciada em Pedagogia – Docência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Supervisão Educacional pela Universidade Federal
do Tocantins. Orientadora: Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio.
Banca Examinadora:
Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio
Presidente da Banca – Orientadora
Profa. Maria José de Pinho – UFT
Profa. Esp. Nerci Maria Rezende Carvalho
Aprovada em: 10/ 12 / 2009
A Deus pelo dom da vida, Aos meus pais e à minha orientadora, Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio.
AGRADECIMENTOS
A Deus em primeiro lugar, pela graça de mais esta conquista, por iluminar minhas decisões e abençoar os meus passos. Acreditamos na Tua bondade de Pai que nos conduz todos os dias em busca de nossos sonhos.
À Profa. Esp. Carmen Silvia Gianotti Júlio, por acreditar em mim, por sua orientação, conselhos, apoios e sugestões sempre pertinentes, que colaboraram para que esse trabalho fosse realizado e concluído; Além, é claro de ensinar - me muito, não só em se tratando de teorias, mas através da sua forma de agir, se posicionar, e da sua conduta ética e respeitosa.
Aos meus pais, que com amor, carinho e incentivo, transmitiram-me os valores que permeiam minha vida; E pelo sacrifício que fizeram para que eu pudesse chegar até aqui.
A meu esposo, Emerson da Rocha Batista, pelo companheirismo, pela compreensão e apoio de diversas formas, em silêncio, com gestos e palavras; Por estar sempre ao meu lado, sendo o seu carinho imprescindível nos momentos mais difíceis.
As minhas amigas e colegas de curso Helen Soares e Marinete que sempre estiveram disponíveis para ajudar - me quando precisei, que de forma direta ou indireta contribuíram para a realização deste trabalho.
A todos os professores do curso de Pedagogia da UFT, pela contribuição em minha formação. A vocês sou grata por tanta dedicação.
Quando eu aceito a língua de outra pessoa eu aceitei a pessoa. Quando eu rejeito a língua, eu rejeitei a pessoa porque a língua é parte de nós mesmos.
Quando eu aceito a língua de sinais, eu aceito o surdo, e é importante ter sempre em mente que o surdo tem direito de ser surdo.
Terje Basilier
FIALHO, Elzilene Araújo. A inclusão escolar de crianças surdas: Métodos de Ensino em duas Escolas de Palmas - Tocantins. UFT. (Graduação). Campus Universitário de Palmas. Curso de Pedagogia. Palmas, 2009.
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo compreender como os professores do ensino regular, de duas escolas selecionadas estão lidando com a educação inclusiva de alunos com surdez, assim como compreender a metodologia utilizada no ensino aprendizagem desses alunos. Para tanto são delimitados os seguintes objetivos específicos: a) identificar se os professores das salas inclusivas estão abertos à proposta da Educação Inclusiva; b) entender como conseguem superar suas limitações ao trabalhar com alunos que necessitam de atenção diferenciada dentro de uma Instituição de ensino regular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa dentro de uma abordagem descritiva, sendo a pesquisa documental e de campo o procedimento metodológico deste processo. Além disso, no tratamento dos instrumentos de pesquisa utiliza-se das seguintes técnicas de coleta de dados: o levantamento bibliográfico, o questionário com perguntas abertas aos professores, relatório de campo e a observação individual. A pesquisa de campo é realizada em duas escolas situadas no município de Palmas - Tocantins, denominadas neste trabalho por escolas
...